Lembram-se de com o intuito de incentivar o “despertar” da curiosidade cientifica nas crianças, adaptei uma historia tradicional, (A Caracolinhos de Ouro) através de um Power-Point, na qual foi abordada a influencia que a temperatura tem na dissolução do açúcar, e de que tinha ficado "no ar" novas situações de experiências com a "Caracolinhos"? Pois é... A "Caracolinhos " tinha um jardim com ervas aromáticas e os Triquiteiros quiseram saber mais sobre estas "ervinhas" : Alecrim; Manjericão; Hortelã e Tomilho.
Começamos por comprar estas plantas e fazer a respectiva observação.
Depois foi tempo de reunir e decidir as "equipas de trabalho", ou seja, qual a planta que queriam pesquisar.
Que ficaram assim distribuídos:
MANJERICÃO - Gabriela; Beatriz Jacinto; David; Leonor e Leonardo.
TOMILHO: Luís faria; Margarida; Bernardo; Beatriz Sousa e Gonçalo.
ALECRIM: Miguel Coelho; Luís Gonçalves; Raquel; Inês e Hugo
HORTELÃ: Rui; Ana Luís; Rafael Sousa; Ricardo
Depois dos grupos formados, os Triquiteiros conversaram sobre as plantas e chegaram à conclusão de que elas necessitavam de luz, sol, água para viverem e que era necessário fazer uma "transplantação" para um vaso maior para poderem crescerem, e meteram mãos à obra. Cada grupo tratou da sua planta.
Depois regaram...
E colocaram num estante que estava ao pé de uma janela. Assim, todos os dias as ervas aromáticas seriam banhadas pela luz solar.
Mais tarde registaram em cartolina os grupos de trabalho...
Os grupos estavam formados e cada um sabia que teria de pesquisar sobre " O que são e para que servem estas plantas aromáticas?"
Então sempre tínhamos Projecto à vista...
0 comentários:
Enviar um comentário