O que é e para que serve o telescópio? Em conversa de grande grupo, já tinham tentado dar respostas a estas questões, até porque a história dos "Três Reis Magos" ajudava. Estes eram "cientistas sábios e observaram a estrela por um telescópio". Ora, um telescópio deveria ser algo que dava para "ver ao longe"; "ver o céu"; "ver as estrelas" e cientista era alguém "de bata branca que trabalha numa fábrica"; "numa oficina"; "que faz magia"; "que fazia experiências"; "que trabalha na área das ciências" (significados que eles deram).
Surge assim, um novo projecto na Turma A e era necessário colocá-lo na Lista de Projectos.
Sete crianças estão a trabalhar este projecto para depois apresentá-lo ao restante grupo. Agora era preciso responder às questões do projecto. O que sabemos? O que queremos saber e como o vamos fazer?
Entretanto algumas destas crianças já tinham trazido de casa o trabalho que tinham feito com os pais e apresentaram-no ao grupo. Esse trabalho respondia às questões iniciais e que tinham ficado em aberto.
E ficaram todos a saber que o TELESCÓPIO é um instrumento que tem uma lente (como uma lupa) que serve para observar objectos distantes como os astros, as estrelas... e que o CIENTISTA é uma pessoa que se dedica a estudar as ciências, a fazer descobertas importantes para a saúde e outros, a fazer invenções etc... e que trabalha num LABORATÓRIO.
Mas o Bernardo tinha algo de muito importante para dizer ao grupo: "O primeiro cientista a usar o telescópio foi GALILEU". Esta informação também vinha no trabalho da Leonor e então depois de várias hipóteses para o nome do projecto este ficou a chamar-se "Projecto Galileu".
Mas quem é realmente este senhor? O que fez? Quem construiu o telescópio? Como é um laboratório? São tudo questões que este grupo quer trabalhar e que irá certamente dar saída, pois irão pesquisar na Internet, nos livros etc. e também querem ir visitar um laboratório ou um centro de ciência.
Outro assunto importante que já descobriram é que foi Galileu que disse que o Sol estava "sempre quietinho"como referiu a Leonor e que a "terra é que gira" (Margarida) e "anda à volta do Sol" (Gaby). Para concretizar esta descoberta utilizaram o globo luminoso da área das ciências e ficaram também a saber que enquanto numa parte da terra é de dia na outra é de noite. A Margarida até disse que como a terra é redonda como um círculo, se se partisse ao meio ficava um mini circulo (interessante).
Outra "coisa" que o grupo gostava de ter na sala era um telescópio, e o desejo já foi concretizado. O Luís Miguel tinha um em casa e trouxe-o para a sala, para ficar na área das ciências até quando lhes apetecer.
A vontade de observar o céu por este instrumento era grande, só que era de dia e estava de chuva, logo não puderam ver as estrelas, viram tudo cinzento (mas parece que o céu cinzento está mesmo aqui em cima de mim - Ana Beatriz). O importante foi explorar o telescópio, ver como ele funciona.
Será que os "Triquiteiros" também vão "virar" cientistas?
0 comentários:
Enviar um comentário