Os "Triquiteiros" estão a usar o material pedagógico "Barrinhas do Ludo o Sonhador"
E através da história do Ludo e da Ilha "A,E,I,O,U, entraram na 1ª fase chamada de "Fase de pesquisa empirica", que consiste essencialmente na manipulação e no conhecimento do material. Com esta actividade estão a fazer construções espaciais bidimensionais, que os conduzem a descobrir a relação existente entre as barras e as cores (que barras com a mesma medida de comprimento têm a mesma cor, que barras com medidas de comprimento diferentes têm cor diferente e que justapondo várias barras a soma das medidas de comprimento é igual às de outras barras dadas), ou seja, estão a construir relações matemáticas, pois o 1º contacto com este material, vai esbelecendo informalmente essas relações.
Mais tarde, iremos passar para uma nova fase, que irá conter actividades didáticas introdutórias às operações aritméticas da adição e subtração, ex:
Se quiserem saber mais sobre este material sigam este link no youtube:
2 comentários:
A minha mãe gostou muito das reguas de cores e eu gostei ainda mais, diz a Leonor...
Muito produtiva e avançada esta sala A.
Como diz Saint-Exupéry no "Principezinho" - "Foi o tempo que perdi com a minha rosa que a fez tão importante"... Pelos "Triquiteiros" vale a pena!
Enviar um comentário