Triquicibernautas

16/10/2017

Hoje pela manhã, lembramos o dia que hoje se celebra (porque é muito importante) …o dia mundial da alimentação e para quem não saiba, fica aqui o porquê da celebração:
"O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945. A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura.”
Objetivos do Dia Mundial da Alimentação - Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis; alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo; reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento; promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento; encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida."
Este é um assunto que devemos colocar em prática todos os dias, mas hoje, dada a efeméride, tivemos connosco a Nutricionista Drª Vánia, que nos veio falar da roda dos alimentos e de como estes são importantes para a nossa alimentação. Em conjunto, com todos os amigos das outras turmas, estivemos a ver as imagens e a ouvir as explicações.





Agora não podemos esquecer que só podemos comer batatas fritas uma vez por semana e ir ao Mcdonald's de três em três meses, que devemos comer três peças de fruta por dia, comer sopa duas vezes por dia, etc…vamos lá ver se vamos cumprir.
Por falar em sopa, a palestra da Drª Vánia terminou com a canção “Come a Sopa, vá lá” do Avô cantigas.


Mas antes desta palestra já tínhamos estado a conversar em grande grupo, sobre este tema. A nossa professora contou-nos a história “Camilão Comilão”, onde podemos ver a importância da alimentação saudável, a importância das frutas e legumes na nossa alimentação, a origem vegetal e animal destes alimentos.

A história está em brasileiro, mas é só mudar alguns termos para o nosso português.


Hoje ainda estivemos a procurar na net, imagens das frutas, dos legumes, dos animais, para fazermos um gráfico, até porque a matemática está muito presente nesta história. Já começamos a fazê-lo, mas ainda não acabamos. Amanhã mostramos.



Amanhã também começa a nossa “Feira do Outono…Dias de Mercado” …Vamos estar a vender os produtos que já vieram para escola e que têm (quase todos) a ver com a alimentação saudável. Entre as 9h e as 12h e as 13.30 e as 15.30, de terça a Sexta-feira, esperamos por todos. 

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.