Triquicibernautas

24/11/2015

Hoje, como estava prometido, continuamos com memórias dos nossos pais e avós. Começamos com as respostas da mãe e avó da Leonor...
E soubemos o seguinte: Na infância "A mãe brincava com bonecas, barbies, jogava às cartas. Na rua jogava ao esconde-esconde e às cartas com a irmã. A infância da avó foi passada a fazer casinhas e procissões e na rua brincava com os seis irmãos. A mãe gostava de ver na televisão "Navegantes da Lua e a Rua Sésamo. A avó não tinha televisão. Quanto ao tema Natal: "A mãe sonhava ter uma bicicleta, nenucos e barbies. Teve sempre tudo. Já a avó sonhava ter uma boneca, mas só recebia 1 chocolate, mas houve um Natal que lá recebeu a boneca.No tempo da avó o pinheiro de Natal era um pinheiro do monte com luzinhas, já o da mãe era uma árvore de Natal decorada e com luzinhas e também chocolates que nunca chegavam à noite de Natal."
Continuamos com as respostas da mãe do Afonso S.

Que nos confidenciou o seguinte: "Na infância brincava muito, principalmente na rua, desde apanhadas, escondidas, macaca, com os vizinhos e amigos. Comia muitas guloseimas, até porque os pais tinham um café. No Natal havia sempre o pinheiro de Natal e o presépio. Na véspera punha o sapatinho para receber os presentes. Presentes esses que eram jogos didáticos, livros, bonecas (as barbies estavam muito na moda). Conta, que tentava esperar para ver o pai natal a deixar as prendas no sapatinho, mas adormecia sempre e depois ficava frustrada."
E terminamos com os testemunhos da mãe, avó Silvina e avô Armindo da Mimi!
Na infância do avô da Mimi," O que ele queria era ter comida na mesa. Não tinha televisão e no verão tomava banho no rio. No inverno jogava futebol, a maior parte das vezes descalço, pois os sapatos não se podiam estragar. Se calhava mal e dava um chuto numa pedra lá se acabava o jogo e ia a sangrar para casa. Não tinha dinheiro para guloseimas e não tinha televisão. Foi trabalhar com 13 anos."
Já a avó diz: "Que o trabalho vinha sempre primeiro que a brincadeira. Lia muito à noite e como não podia gastar eletricidade, lia à luz das velas. Não tinha dinheiro para doces e não tinha televisão. Foi trabalhar com 12 anos."
A infância da mãe foi passada: "Na rua a brincar com os amigos, bem como no terraço. No verão tomava banho no lago do jardim. Lia muito e ouvia música. Via desenhos animados como por exemplo, a Heidi, Topo Gigio, Sport Billy. Jogava na rua ao elástico, macaca, caricas, esconde-esconde, lencinho e andava de bicicleta."
Quanto ao Natal a avó da Mimi refere: "Que era o dia em que tinha um presente, mas não se pediam prendas como agora. Ficava contente com o que lhe calhava. Já o avô lembra-se do cheirinho a doces que vinha da cozinha e nem o deixava dormir. A mãe diz que no Natal tinha Chorões, e que se lembra de num Natal querer um carrinho de pedais, que não teve. Chorou tanto, que os pais foram pedir um emprestado para ela se contentar. Mas lembra-se como se fosse hoje, da bicicleta bmx, vermelha e amarela, que recebeu num natal. Já a árvore de Natal era um pinheiro do Monte de S.Bento."
Depois estivemos a ouvir as explicações do Gabriel, da Laura, Da Isabel e da Maria Duarte sobre os brinquedos que hoje trouxeram.





O Diogo trouxe um Mikado, igual ao que já temos na sala.
Já temos uma mesa cheia de "Tesourinhos"...A nossa exposição vai ficar bem grande, de certeza.

Hoje recebemos ainda a visita do avô Leonel, avô da Maria Duarte, que nos veio ensinar a lançar o pião.







Nós adoramos ver o lançamento do pião e depois até tentamos fazê-lo, mas chegamos à conclusão que vamos ter que treinar muito..."É muito difícil"!



Então até amanhã...No presente e no passado!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.