Triquicibernautas

25/05/2015

O dia da festa romana aproxima-se, e a história da "Avicella a Princesa Mais bela", tem sido a nossa "contextualização teórica" à atividade. Já Aqui demos conta, e já tinha ficado decidido em diário de grupo, a visita a alguns dos locais da história, como é o caso da "Bica da água quente", e da "Estátua Avicella" entre outros. Foi o que fizemos hoje.
No entanto, é importante vermos primeiro este vídeo, (dos nossos amigos do ano passado) que contém o resumo da história, para perceberem melhor o que vos vamos mostrar a seguir!


Então, hoje de manhã, uma manhã bonita de sol, partimos na rota da "Avicella", e ainda aproveitamos para ver outros espaços de origem romana.
Primeira passagem, e porque também ficava em caminho...A ponte romana, sobre o rio Vizela!


Depois,o edifício das termas de Vizela.

 O "Lava Pés" de água sulfurosa do parque de Vizela.


A igreja de S.João (que faz parte da história da Avicella).


A "Bica da água quente"




A pedra do túnel das termas (nós estivemos a seguir o túnel por cima dele). O túnel tem temperaturas muito altas...Não se consegue passar por ele.


A estátua Avicella, no jardim Manuel Faria.

E desta forma, mais uma vez, estivemos a conhecer o nosso meio local, as nossas tradições e a elevar o nosso conhecimento. Como dizem as OCEPE: (…) “Enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê. Curiosidade que é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades de contactar com novas situações simultaneamente ocasiões de descoberta e de exploração do mundo.” (Orientações Curriculares, 1997, pág. 19)
Mas também aproveitamos a passagem pelo parque de Vizela, para desfrutarmos do que de excelente ele tem...A natureza!




Amanhã continuamos, na rota da Avicella!

1 comentários:

Unknown disse...

Hello from Spain: a great trip about the rota da Avicella. Fabulous pics. I see they are very happy. Keep in touch

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.