Triquicibernautas

01/12/2013

"Era uma vez uma cidade cinzenta. As casas, as ruas, as árvores e o rio, eram cinzentas...Todo o céu era cinzento...
As pessoas vestiam-se com roupas em tons de cinzento e os seus rostos eram tristes e carrancudos, agitadas, demasiado ocupadas e sem tempo para conversar, rir ou passear.  
Jerónimo vivia numa cidade cinzenta e, tal como as outras crianças, sentia-se muito triste." In "Natal nas Asas do Arco-Íris" (Alice Cardoso)
Nós não queremos viver num mundo cinzento como o "Jerónimo"...Nós queremos mesmo um Natal colorido, com as cores do arco-Íris, onde todas as crianças do mundo tenham Paz, Amor e Carinho.
Estas palavras podem parecer um "lugar comum", mas foram elas juntamente com o projeto Arco-Íris, os "Direitos das Crianças" e os "Meninos de todas as cores", que nos levaram a elaborar o nosso painel de Natal.
Começamos por colocar a nossa mão esquerda (pintada de verde) no papel de cenário. As mãos serão a árvore. 
Depois, pintamos o arco-íris. O nosso céu será bem colorido!

Procuramos na internet caras de meninos dos cinco continentes, e com elas elaboramos os "meninos de todas as cores", que penduramos no Arco-Íris. 
No dedo médio pusemos uma estrela com a nossa fotografia. 
No final escrevemos as frases pensadas e decididas em conselho de grupo.
"Todas as crianças têm direito a ter Natal; A ter carinho; A ter amor; A ter alimentação; A ter familia; A ser respeitada".
"Nós estamos a dar luz a todos os meninos do mundo; Paz e Feliz Natal".
Na história "Nas asas do Arco-Íris", uma fada chamada de Ariela, com a ajuda de outras fadas de asas transparentes, acabam por dar cor à cidade cinzenta, porque sem cor a vida é triste e vazia.
É o que nós desejamos para todas as crianças do mundo... Que a vida de todos seja uma paleta colorida, com os desejos que "pincelamos" no nosso painel.
 É tempo de Natal... Que a cor volte aos corações de todos!!!

2 comentários:

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Gostei mesmo muito do vosso trabalho, Triquiteiros ... Amei!

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Lindo o vosso painel... e muito mais importante do que estar"apenas bonito" é ter significado para vós, pois decorreu de um trabalho anterior coerente. Parabéns!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.