Triquicibernautas

28/05/2013

Hoje foi a última apresentação do a caminho da fantasia, deste ano letivo, que é um dos projetos da Biblioteca da Escola Básica de Vizela, para os Jardins de Infância do Agrupamento, sob a coordenação e desenvolvimento dos professores Jerónimo e Elsa.
Desta vez, não foi a equipa bibliotecária que veio até nós, mas nós é que fomos até eles, mais concretamente  a um dos espaços exteriores da Eb2/3, em conjunto com a Eb1 dos Enxertos.

A professora Elsa e o Professor Jerónimo deram-nos as boas vindas, e explicaram que desta vez, seriam os meninos do 4ºF dos Enxertos, a dramatizar a história "Uma Cadela amarela, e vários amigos dela" de Madalena Castro Neves.

Shiuuuu...o espetáculo vai começar. É isso que nos transmite o Hugo.



Dá para perceber, que estávamos a gostar imenso de saber quantos eram, e quem são os amigos da Cadela Amarela, e porque é naquele dia se juntaram todos à beira-mar.

E continuamos com o espetáculo...

Até que veio a música, com a "cantoria" das vozes dos animais que participam na história.


Gostamos muito de ver e ouvir esta história ternurenta, e potenciadora de muitas aprendizagens. Muito obrigada à turma do 4º F e à sua professora Paula, pelo momento agradável que nos proporcionaram.
A história é esta que aqui fica, encontrada pela professora no youtube.
Como a história fala de animais, recebemos o José João da associação "Coração Azul", que nos falou desta associação, e do amor e cuidados que devemos ter com os animais.

Até fizemos com as nossas mãos, o coração que simboliza o "Coração Azul".
O José João recebeu das mãos da Professora Paula, o "seu Coração Azul".
E a professora Paula, recebeu das mãos do José João um diploma para a Eb1 dos Enxertos.
Por fim, despedimos-nos do "A caminho da fantasia", com um até para o ano...


E uma mensagem especial à equipa da Biblioteca. Contamos com este projeto no próximo ano letivo. É que - A Literatura Infantil é acima de tudo arte. Desta forma contribui significativamente para o desenvolvimento integral, e consequente aprendizagem da criança. A relação da criança com os livros infantis, onde habitam os contos de fadas, as narrativas, as poesias, e outros, contribui para a formação da sua personalidade, cultiva a sensibilidade, incentiva a imaginação e o gosto pela leitura.
Como diz Carlos Drummond de Andrade, "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede." Mas nós, por incrível que pareça, já a sentimos!!!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.