Triquicibernautas

02/05/2019

Esta é a fase em que nos devemos envolver nas primeiras experiências de vida democrática... Aprender a viver em grupo, a trabalhar com os outros (o que nem sempre é fácil), com a consequente distribuição de tarefas e gestão dos problemas de forma participativa, e aprender a sermos autónomos nessas tarefas, recorrendo ao adulto como mediador, só quando for necessário.
Outra das questões que nos devemos debruçar, é a cidadania... uma efetiva prática de cidadania, na qual aprendemos a importância do respeito e de como é difícil negociar pontos de vista mantendo a amizade, bem como, aprender a defender os nossos próprios interesses e direitos, mas também a reagir e a intervir mudança situações do contexto. 
Neste sentido, incluímos a escolhas que fazemos sobre determinada situação, por votação de dedo no ar, ou até verbalmente. 
Precisávamos de tirar seis fotografias, três meninos e três meninas, que servirão de modelos às sombras que iremos colocar no muro da nossa escola e foi através de votação que os nossos amigos(as) foram escolhidos(as)... 


Para tal dividimos os nossos colegas em três grupos (idades) e deles saíram as meninas e meninos mais votados.



Desta forma, exercemos o nosso direito de voto/decisão e ainda o aumentamos o nosso sentido de responsabilidade social.
Logo, logo, após a votação, a responsável do setor de design da Câmara Municipal de Vizela, chegou, para dar inicio a este trabalho. (agradecemos a prontidão com que responderam ao nosso pedido). 



Mas hoje, também começamos um novo mês e com ele veio o Mapa de Presenças e a Ficha de Escovagem dos dentes. Como é referido no livro "O espaço e o Tempo na Pedagogia - em - participação "Os instrumentos de pilotagem criam um "mundo de possibilidades que se abre quando o fazer pedagógico não é um mero receituário", porque as crianças ao participarem na sua construção, compreendem e dão significado ao que estão a fazer e vivenciar!
O Mapa de Presenças é um instrumento que ajuda a regular os dias do mês e com ele desenvolvemos noções matemáticas e de tempo, interiorizando e gerindo esse tempo.


A Ficha de Escovagem dos Dentes (que vai para casa), faz parte do nosso projeto de saúde "Passezinho" e já foi hoje para casa. Voltará no final do mês, para verificarmos se escovaram ou não, os dentes em casa.


Estamos cada vez mais autónomos, ativos, competentes e construtores da regulação social, interpessoal e intrapessoal do grupo.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.