A educação para a cidadania, consagrada nas OCEPE, olha para nós, como pessoas responsáveis, autónomas, solidárias que exercem os seus direitos e deveres, em diálogo e no respeito, pelos outros, pela valorização do meio natural e social, numa perspectiva de corresponsabilização de que é de todos no presente e tendo em conta o futuro (OCEPE, p.40). O desenvolvimento destes valores, articula-se através da aprendizagem noutras áreas, como é o caso da área do Conhecimento do Mundo.
Quando adotamos a Gata "Camila", sabíamos que este projeto, seria fonte de aprendizagens significativas. Mais tarde, ao percebermos que ela estava grávida, o nosso sentido de responsabilidade aumentou e duplicou quando teve os cinco gatinhos.
Seja a dar mimo, carinho, seja a dar de comer, seja a limpar o gatil, estamos a ter uma grande lição de vida e uma conscencialização para a importância da preservação da vida animal.
Para além de tudo quanto já dissemos, o contacto com seres vivos e a sua observação, são experiências muito estimulantes, proporcionando-nos oportunidades para refletir, compreender e conhecer as suas características as suas transformações e as razões porque acontecem.
0 comentários:
Enviar um comentário