Triquicibernautas

30/01/2018

Embora ainda faltem quatro "doentinhos", a sala já está mais composta... É tão bom estarmos assim, todos juntos à volta da mesa grande, a fazer novas aprendizagens e conquistas.


Ontem verificamos que as sementes de alface que colocamos na estufa e as sementes de girassol que metemos no vaso da nossa quinta, já estão a germinar.


Relembramos que as sementes precisam de água e de sol para "crescerem", como alguns de nós dissemos, ou seja para germinar. Agora vamos deixar mais algum tempo, para crescerem mais um pouco e depois transplantarmos para a nossa horta.
Em casa o DA, está a fazer algo parecido com isto...Oram ouçam.


Enquanto conversávamos o M. lembrou que no ano passado, fizemos a experiência da germinação do feijão em algodão e que "Este precisou também de luz e de água. Então, decidimos fazer o mesmo com as sementes de alface e girassol e ainda acrescentamos o feijão.


Molhamos o algodão utilizando uma pipeta e os copos científicos, acrescentamos as sementes, catalogamos e penduramos nas janelas da nossa sala. 




Aguardamos os desenvolvimentos, mas já levantamos hipóteses e achamos que as sementes também vão germinar no algodão, como acontece na terra.
Entretanto nos registos individuais vão aparecendo quintas e é possível verificar nas produções dos mais novos, que os pormenores começam a aparecer...São as nossas perceções que amadurecem.






Paralelamente ao projeto "Quinta/Agricultor", o projeto "Bombeiros" já está "on fire". Hoje, aproveitamos para lembrar os "utensílios de bombeiros", que temos na nossa escola...Os instintores , a boca de incêndio e repetivos símbolos.



Ainda fizemos um simulacro de incêndio... Quando tocou a sirene, saímos calmamente para o exterior, seguindo as instruções.


Amanhã é dia de visita de estudo ao quartel dos bombeiros e vamos concerteza aprender muito sobre esta profissão tão nobre. De qualquer forma, já pesquisamos bastante sobre este assunto, tanto que "até já houve um incêndio na quinta, por causa de uma queimada e os bombeiros vieram ajudar o agricultor".

Hoje também fizemos uma experiência simples com fogo. Desta vez, foi a nossa professora que nos esteve a mostrar, pois com o fogo não se brinca. Com uma vela acesa, cobriu-se a mesma com um copo de vidro e o fundo do copo ficou preto.



E porque foi que isto aconteceu?

- Ficou preto por causa do fumo que saiu da vela que ardeu;
- O Copo ficou queimado;
- O copo tapou o ar da vela que precisa dele para arder...é como o fogo.
- Se calhar era melhor teres apagado a vela com água, como nos incêndios.


Até amanhã!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.