Temos vindo a dar conta de um dos projetos vivenciados por aqui e que se intitula "No tempo dos meus pais e avós". Enviamos para casa dois questionários, um sobre a infância dos pais e avós e outro sobre o natal do tempo deles. Uma das perguntas era: "Que decorações enfeitavam a sua casa?" Das 23 respostas recebidas até agora, todos diziam ter "Um pinheiro do monte" enfeitado com bolinhas e fitas e um "Presépio tradicional" com musgo e figuras de barro.
Depois de muito conversarmos, decidimos fazer este ano a nossa árvore de natal e presépio, como se fazia no tempo dos avós e pais. Para que isso acontecesse precisávamos de um pinheiro do monte e nós sabemos que não se devem cortar árvores, no entanto, também sabemos que os pinheiros bravos dos nossos montes existe em muita quantidade, alguns encontram-se "uns em cima de outros" pelo que o crescimento não acontece e também sabemos que podemos encontrar pinheiros quebrados ou tombados por força do vento.
Assim, fomos tentar a nossa sorte a um dos montes circundantes à nossa escola.
Encontramos muitas pinhas e paus...O monte é mesmo mágico...
E não é que tivemos sorte? Havia pinheiros tombados, que como é óbvio aproveitamos.
Musgo também havia em grande quantidade, pelo que retiramos o que precisávamos para o nosso presépio.
De volta à nossa escola, montamos o pinheirinho e o presépio, em articulação com a turma D.
O Presépio ficou assim...
Nós adoramos!
E o pequeno pinheirinho assim...
Cá está o resultado final...Exatamente como no tempo os nossos avós e Pais!
Feliz Natal!
2 comentários:
Espetacular! Adoro o presépio. É pena estar-se a perder a tradição. Cá em casa fazemos um bastante grande e por minha vontade seria muito maior. Boa! Feliz Natal para todos os Triquiteiros e respetivas famílias... Incluindo a Triquiteira Mor.
Obrigada Paulo Topa. Nós só não fizemos maior, porque não temos espaço. Feliz Natal para os quatro.
Beijinhos Triquiteiros
Enviar um comentário