Van Gogh e a sua "Noite Estrelada" tem-nos feito companhia, nesta quadra natalícia. Os mais velhos da sala já o conheciam dos outros anos, e os mais novos estão agora a tomar contacto com a sua obra.
Vicent Van Gogh (1853-1890) pintor holandês, foi considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, mas por incrível que pareça não vendeu uma única obra, enquanto foi vivo.
A sua pintura "Noite Estrelada", faz-nos lembrar o Natal, embora não tenha sido essa a intenção do pintor, como podem ver aqui na Análise da obra.
E é com esse "sabor a natal" que a pintura nos transmite, que decidimos pintar a nossa "Noite Estrelada", primeiro na nossa porta, como já demos conta neste post, em que pintamos com os pincéis na boca - Noite Estrelada -
Nesse post deixávamos a indicação de que depois mostraríamos como ficou a porta. É o que fazemos agora. Depois de pintarmos a tela para colocar na porta, carimbamos a nossa mão esquerda numa bola de natal...
...Colocamos a tela na porta, penduramos as nossas mãos, e ficou assim! (A rena não consta da porta...está aqui só para animar um pouco...)
De seguida, deitamos mãos à obra, para decorar o nosso Mural da entrada da sala. Como tínhamos previamente definido no diário de grupo, este mural também teria a noite estrelada.
Visualizamos o quadro, fizemos novamente a sua leitura, e a partir desta imagem...
...A Maria, Inês e Gabriela, desenharam à "vista" no nosso mural.
Ao contrário do que aconteceu com a porta, em que todos participamos na pintura, (porque todos queriam pintar) aqui, só pintaram aqueles que tiveram vontade de o fazer.
Pintamos as cores de acordo com a leitura que fizemos da obra; não esquecemos as pinceladas em redemoinho; adicionamos o papel de alumínio, naquilo que nos parecia uma árvore de natal, e colocamos à sua volta as nossas fotos... "Et Voilá"... Assim ficou !!!
Caso para dizer: "A visão das estrelas me faz sonhar " (Van Gogh)
2 comentários:
Gosto. Não sei se o comentário anterior, onde dizia que vamos observar esse quadro para a semana, entrou.
Olá Ofélia. O outro comentário não entrou. Espero que gostem tanto da "Noite Estrelada", quanto nós.
Enviar um comentário