Nestes primeiros dias
do ano letivo, e ao longo do ano, pretende-se que através do encanto de “brincar”(até porque nestas idades, o sensório motor e o simbólico, estão muito presentes)
fazer uma interação entre as diferentes formas de ensino/aprendizagem.
Rubem
Alves, sabiamente diz: “Coisa gostosa é brincar! Brinquedos dão alegria:
bonecas, pipas, piões, bolas, petecas, balanços, escorregadores... Os
brinquedos podem ser feitos com os mais diferentes materiais: madeira,
plástico, metal, pano, papel. Mas há brinquedos que são feitos com algo que a
gente não pode nem tocar e nem pegar: brinquedos que são feitos com palavras”.
Ao “brincar” a criança interage com os seus pares na exploração do espaço e dos
materiais, e expressa-se através de linguagens múltiplas. Por outro lado, (re)constrói
a consciência da realidade social.
A pedagogia da escuta e das relações permite
assim, que o desenvolvimento inteletual das crianças, seja feito através da
criatividade e do lúdico.
Loris Malaguzzi dizia: Aprender e
reaprender com as crianças é a nossa linha de trabalho. Avançamos de tal modo
que as crianças não são moldadas pela experiência, mas dão forma à experiência.
(MALAGUZZI, 1999, p. 98).
Daí a escolha das frases do poema deste
pedagogo, para o pequeno filme que aqui deixamos.
E no meio disto tudo, o papel do Educador/Professor, tem de
ser necessariamente aquilo que diz Jean Piaget -”Se não morre aquele que escreve
um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia
vida e escreve na alma”.
1 comentários:
Aqui vai o meu comentário, só para dizer que gostei, como sempre, pois nada mais há a acrescentar verdadeiramente ao que ficou dito!
Bjs, Juca e Sala Fixe
Enviar um comentário