Triquicibernautas

06/02/2013

Em Janeiro decidimos abraçar o tema de carnaval proposto pela Câmara Municipal de Vizela "Costumes e tradições de Vizela".
Como proposta de inicio de trabalho de projeto levei para a sala a história "Avicella a Princesa Mais Bella" do escritor Vizelense Hélder Magalhães que fala precisamente de algumas das tradições da cidade, bem como da sua história. É de referir que este livro já tinha sido objeto de apresentação na nossa escola em Novembro passado , pelo que os Triquiteiros já sabiam um pouco do seu enredo.
De acordo com a nossa metodologia de trabalho de projeto, todos os projetos que estão a ser trabalhados na sala estão  planificados na nossa lista de projetos.


Em conselho de grupo, conversamos sobre os projetos que estão a ser desenvolvidos na sala, e  registamos cada novo projeto com "o que sabemos", "o queremos saber" e "como o vamos fazer". Foi o que aconteceu com o Projeto Avicella/Carnaval.




“Neste contexto pedagógico específico, o trabalho de projecto pode, então, ser considerado uma abordagem pedagógica centrada em problemas, ou “um estudo em profundidade sobre determinado tema ou tópico” (Katz e Chard, 1989:2) ou, melhor ainda, “uma metodologia assumida em grupo que pressupõe uma grande implicação de todos os participantes, envolvendo trabalho de pesquisa no terreno, tempos de planificação e intervenção com a finalidade de responder aos problemas encontrados” (Leite,Malpique e Santos, 1989:140).
Reafirmando a perspectiva socio-construtivista, o saber é gerado na prática social e é enquadrado cultural e historicamente. Os processos de “negociação” e “consenso” preconizados por Bruner (1986) tornam-se imprescindíveis à prossecução da metodologia de trabalho de projecto com os mais pequenos.
Ousamos ainda afirmar que o projecto, pela sua complexidade, pode e deve trabalhar na zona de desenvolvimento próximo da criança (Vygotsky, 19782), permitindo trocas e transações elaboradas (Bruner, 19903), capazes de uma ação mútua emergente. Podemos concluir que, através do trabalho de projeto, a criança “se move adiante do seu próprio desenvolvimento” (Vygotsky, 1978).
Salientando a diferença entre uma educação de infância “escolarizante” e uma educação de infância “intelectual” afirmamos que o trabalho de projecto promove o desenvolvimento intelectual de crianças e, simultaneamente, dos seus educadores ou professores.
As crianças colocam questões, resolvem problemas e buscam um sentido para o mundo que as rodeia, desenvolvendo a capacidade de continuar a aprender.” (in trabalhos por projetos na educação de infância; Dgidc, 2012)
Deste modo pretende-se que as aprendizagens conseguidas sejam significativas e pertinentes. As crianças ao adquirirem hábitos de questionamento e intervenção de forma ativa estão a problematizar a realidade. A divisão de tarefas e o fazer a comunicação ao grande grupo sobre as suas conclusões, permite que as crianças organizem mentalmente as suas aprendizagens, de forma a preparar o seu discurso oral para comunicar.
Desta forma, e seguindo as fases da metodologia de projeto, muito já foi feito em termos de Projeto Avicella/Carnaval.
A introdução da história pela professora...


O registo da história e a inventariação das personagens da mesma...




A visita e conversa com o escritor Hélder Magalhães...



As comunicações ao grande grupo...


A escrita/registo em tempo autónomo sobre a visita do escritor...


A feitura do painel para o placar da sala alusivo à história...


A decisão de se fantasiarem no Carnaval  de acordo com as personagens da história...


Ainda, a construção de alguns acessórios para se fantasiarem...como as coroas, já que as roupas vão ser feitas pelos pais.


O reconto da história em forma de poesia...


E, mais recentemente a pintura em telas pelo grupo responsável do projeto. Ora, espreitem.











 Que deu nisto!






Amanhã se as condições climatéricas o permitirem, iremos percorrer os "caminhos" da história. Visitaremos a bica da água quente, a estátua Avicella; a igreja de S.João; a escola Joaquim Pinto; compraremos um bolinhol e até iremos colocar uma jarra com água quente e sulfurosa e o cravo vermelho aos pés da estátua. Levaremos connosco o nosso GPS... O livro "Avicella a Princesa Mais Bela". Pena, não podermos visitar o monte de S.Bento das Pêras e o penedo da rosca (não temos transporte), mas ficará para uma próxima oportunidade.
Na sexta-feira será o desfile com as vestes relacionadas com o projeto. E depois do carnaval, logo se verá se o o projeto continuará ou não. Depende da avaliação do mesmo feito pelos Triquiteiros.
Desta forma, entre o aprender e o ensinar à semelhança do que afirma  Malaguzzi, na sala dos Triquiteiros "o fim  de ensinar é proporcionar condições para aprender".

1 comentários:

Maria José disse...

Muitos parabéns pela iniciativa, essas crianças mais cedo ou mais tarde vos recompensarão. Bem haja a toda a equipa e ao escritor!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.