As formas geométricas levaram os Triquiteiros a reconhecer a linha, bem como o ponto em movimento. Assim, levei-lhes estas imagens de Miró que já eram conhecidas deles, e estivemos a analisá-las.
Encontrariam ou não nestes quadros de Miró figuras geométricas? Seriam ou não as figuras geométricas, constituídas por linhas? E pontos?
Esta proposta de atividade visa defender a importância da ludicidade na educação infantil ,através da geometria. pois acredito que o conhecimento possa ser absorvido naturalmente no prazer do lúdico, tornando a aprendizagem mais significativa por estar vinculada à realidade cognitiva e sensorial da criança.
Por outro lado, ao falar com a o grupo, sobre o valor gráfico do ponto e da linha, tive "necessidade" de mostrar este excelente filme educativo:
"O ponto e a linha" é um filme de animação dirigido por Chuck Jones, baseado no livro "The Dot and the Line: A Romance in Lower Mathematics", de Norton Juster. Está em Inglês, mas eu fui traduzindo as partes principais, já que as imagens valem por mil palavras.
Que pode fazer uma linha recta quando se apaixona por um ponto volúvel? Como reagir perante o facto de o ponto não a corresponder? Poderá a linha recta mudar de direcção? Como é que uma linha se pode exprimir? Será que o ponto se vai mesmo apaixonar por ela? Será que vão ser felizes para sempre tal qual como nas histórias dos príncipes e princesas?
As mensagens, sobre ser "amigo é" "amor", ainda estão muito presentes, pelo que o filme foi um sucesso. É claro que o adoraram, e adoraram o facto de o Ponto e a Linha "viverem felizes para sempre".
É evidente que através das propostas de atividades atrás mencionadas, ocorreu o direcionamento para um processo de educação estético e artístico.Primeiro,deixar os Triquiteiros usarem a sua imaginação para construir linhas curvas, retas, abertas,fechadas.
Este primeiro contacto com a geometria é muito importante e deve ser bem lúdico para que a criança se apaixone pelo conteúdo.
Com fios de lã...
Que deu nisto!
Com plasticina, onde se interligou o sensorial ao estético.
Que deu produções como estas!!!
E a alegria de ter conseguido!!!
Num segundo momento, a pares, alguns dos Triquiteiros concretizaram os elemento Ponto e Linha
em reproduções de obras que bem poderiam ser de artistas como Picasso, ou Miró. Ora vejam lá se não tenho razão!
O "jogo" consistia em pegar numa caneta de feltro preto e desenhar as linhas como entendessem. Quando um deles parava a caneta, o outro continuava.
Depois, tinham de preencher as linhas que formaram das cores que entendessem. Apenas pedi para usarem cores vivas, alegres...como Miró.
Parecem ou não obras de Picasso ou Miró?
Num terceiro momento, entramos no mundo da ciência com uma experiência.Como é que um ponto forma uma linha reta?
Basta colocar com um pincel um pontinho de tinta aguada no inicio da folha e deixar escorrer. E, Linha "corre por lá baixo. (Ficam enamorados como disse o Rodrigo).
As atividades foram planeadas e desenvolvidas para motivar e envolver as crianças de forma ativa e participativa na construção das suas próprias aprendizagens. Em pequeno e grande grupo, bem como a pares, coordenaram o "se trabalho# de forma reflexiva, negociando democraticamente e buscando soluções.
2 comentários:
Com tanto "AMOR" trabalhado nesta sala, não admira que o meu pequenote ande tãaaaao apaixonado! ;)
Love...love...love! :)
Enviar um comentário