A história da "Maria Castanha" levantou várias questões aos Triquiteiros. Uma delas era: Se a Maria é CASTANHA, tem cabelo frisado, de onde vem ela?
A resposta não se fez esperar. Um dos triquiteiros respondeu: de África.
Mas onde fica África? E é um País? Além de pessoas de outras cores o que é que existe lá? Todas estas perguntas ficaram "no ar" mas com a certeza de que algumas crianças estavam interessadas em agarrar as questões que eram delas para as transformar num projeto.
Logo no dia seguinte e por iniciativa dos próprios, o Bernardo e a Leonor trouxeram informação sobre África que tinha pesquisado em casa com os pais e comunicaram ao grupo.
Surge o primeiro projeto deste ano letivo e é necessária a implementação da Lista de Projetos, que prossupõem um compromisso, que possibilita fazer um planeamento, regular o trabalho de grupo, (que entretanto tinha sido constituído pelas crianças interessadas) etc.
O Grupo de trabalho parte depois para uma nova etapa: a construção do processo de realização do projeto.
1º O que sabemos.
2º O que queremos saber:
3º: Como vamos fazer:
Posteriormente virá o "Como Fizemos" e "O que ficamos a saber". Agora é tempo de se formarem equipas de trabalho e deitar mãos à obra. Até porque a aprendizagem é um trabalho de co-construção. Fazer com que as crianças tornem os conhecimentos como seus, apropriando-se deles é muito importante.
0 comentários:
Enviar um comentário