Mais um projecto está a nascer na Turma A e está integrado naquilo que poderemos chamar de “Ensino Experimental das Ciências”, Como incentivo para o “despertar” da curiosidade cientifica nas crianças, adaptei uma historia tradicional, (A Caracolinhos de Ouro) através de um Power-Point, e com o tema - factores que influenciam o tempo de dissolução de um material.
na qual abordei a influencia que a temperatura tem na dissolução do açúcar, tendo deixado no “ar” espaço para a discussão entre o grupo.
Primeiro fizeram o registo da história
Na história a "Caracolinhos" fazia uma experiência. Deitava açúcar num copo de água fria e num copode água quente. O que é que terá acontecido? No inicio da actividade os Triquiteiros apresentaram as pistas que os levou à questão - problema “Será que a temperatura da agua influencia o tempo de dissolução do açúcar?”.
Então resolveram fazer como a "Caracolinhos" e fizeram também a experiência. Colocaram um copo de água fria devidamente identificado.
E um copo de água quente.
Acrescentaram uma colher bem cheia de açúcar em cada copo...
Mexeram bem, e aguardaram algum tempo...
Ao longo da actividade foram orientados e incentivados de forma a compreenderem o que é um trabalho cientifico com controlo de variáveis (apesar de serem crianças muito pequenas) íam dizendo que no copo da água fria o açúcar "ainda lá estava".
E no copo da água quente o açúcar " tinha desaparecido"
Na generalidade, compreenderam que quando o açúcar desaparece há dissolução e que depende de vários factores ( da temperatura, da forma como se agita o açúcar na água), e no final depois da conversa em grande grupo....
Cada um foi fazer o seu registo e a respectiva conclusão.
No dia seguinte a Beatriz Sousa e a Gabriela, trouxeram material de pesquisa que fizram em casa sobre o assunto.
Com esta actividade o grupo aprofundou a reflexão, descodificação do significado das palavras, as normas de higiene a ter em conta numa actividade experimental, bem como algumas concepções como: A substância misturada desaparece; a substância misturada desaparece, deixando apenas o sabor; A substância misturada misturada desparece, mas muda de estado ( o açúcar fica líquidi). No final da actividade como habitualmente fizeram um auto-avaliação dos conhecimentos adquiridos, e “ficou no ar” novas situações de experiências com a "Caracolinhos".
0 comentários:
Enviar um comentário