Triquicibernautas

15/02/2011

A consciência fonológica deve ser trabalhada desde muito cedo. Esta competência compreende dois níveis: (Byrne & Fielding-Barnsley, 1989 cit. por Nascimento, 2009)
- Consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas: a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas;
- Consciência de que estas unidades se podem repetir em diferentes palavras.
Este é um exercicio constante nesta sala de Jardim de Infãncia. Quando lançei o objectivo de procurar palavras que terminassem com o mesmo som da palavra "Cativar", os Triquiteiros disseram tantas em tão pouco tempo que não as conseguia escrever rápidamente. Como disse uma das crianças. - Calma que a Professora não é um Polvo! Não tem muitos braços para escrever...

Wordle: Untitled
A Nuvem só tem algumas...

Estas são as que já disseram:


Isto só acontece porque o grupo começa a ter capacidades metafonológicas ao nível do fonema já que as tarefas são adequadas à realidade linguistica e cognitiva destes.

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