Passado mais de um mês da auto-avaliação realizada, era necessário reformular este instrumento de avaliação e reflectir sobre o mesmo. O grupo dos 5/6 anos reuniu e "meteu mãos à obra". Dialogou-se sobre o trabalho a desenvolver para o portfólio individual, bem como sobre as grelhas (fichas) de auto-avaliação.
O grupo considerou que deveria ser feita uma alteração à grelha em relação à simbologia dos níveis de aquisição, da qual resultaram 3 propostas: Manter a mesma simbologia; Acompanhar a simbologia anterior com as cores correspondentes; Substituir a simbologia anterior pelas cores: verde; amarelo e vermelho. Procedeu-se a uma votação em grupo, e em função dos resultados obtidos ficou acordado que a opinião da maioria prevalecia (hipótese 3 atrás mencionada).
No final da reunião em grupo, foi construído um gráfico (pelos Triquiteiros), para registo e análise dos resultados obtidos na votação e respectiva conclusão.
Posteriormente fui com duas crianças para o computador fazer as respectivas alterações à grelha.
E, agora andam às voltas com nova auto-avaliação. Estamos perante uma aprendizagem cooperada em que as crianças aprendem e se desenvolvem, em conjunto com os seus pares. Com estes instrumentos de avaliação espero estar a contribuir para que sejam cada vez mais elementos activos e competentes para escolher o caminho por onde vão começar a adquirir todas as competências definidas nas OCEPE.
0 comentários:
Enviar um comentário