Triquicibernautas

07/01/2018

Dando seguimento à nossa experiência "Como fazer chuva", e como tinha ficado planeado no nosso plano de trabalho, na passada sexta-feira, fizemos um Pluviómetro. E o que é isto? É um aparelho que serve para medir a quantidade de chuva que cai.
Para isso, precisamos de uma garrafa com o fundo em ondas, pedrinhas do mar, água, líquido/tinta azul, fita cola e uma régua.

Cortamos a parte de cima da garrafa, na altura em que ela deixa de ser curva e começa a ficar reta. Preenchemos cerca de 5 centímetros da garrafa com as pedrinhas e completamos com água até as cobrir e acrescentamos umas gotinhas de tinta azul.





Com fita adesiva, fixamos a régua na vertical, do lado de fora da garrafa, fazendo com que o número zero da régua coincida com o nível da água...Aí colocamos um bocado de fita cola preta, para fazermos uma "marca" e ser mais fácil para nós fazermos a medição. A parte que cortamos da garrafa, foi encaixada nesta, como se fosse um funil...É por aí que vai entrar a chuva.


Colocamos o pluviometro num lugar plano e aberto, para que a chuva o possa atingir..A partir de agora vamos medir a quantidade de chuva que cai e fazer um gráfico.


Nota: Cada mm de chuva corresponde a 1 litro de água por metro quadrado.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.