Triquicibernautas

11/05/2017

A história "Alinhas" de Margarida Teodora Trindade, ilustrada por Alexandra Sirgado Rodrigues, traz-nos o Luís que quando se zanga "Fica com a cabeça cheia de nós. Depois, para os conseguir desatar, tem de perceber com que linhas é que eles se formam. Então enquanto tenta recompor-se, observa o mundo…" “Há linhas que não se sabe nem onde começam...nem onde acabam...como algumas histórias!"


"Há linhas que se cruzam e descruzam, e depois cada uma segue o seu caminho...Há linhas de todos os tipos..." Horizontais, verticais e obliquas com a chuva."
“Há linhas que formam teias...de aranha com as cores do arco íris!"
"Há histórias feitas de linhas, com tramas e teias..."
"E, há linhas que podem continuar esta história..."alinhas?"
Nós alinhamos e para complementar esta história, vimos este excelente filme educativo:
"O ponto e a linha" é um filme de animação dirigido por Chuck Jones, baseado no livro "The Dot and the Line: A Romance in Lower Mathematics", de Norton Juster. Está em Inglês, mas fomos traduzindo as partes principais, já que as imagens valem por mil palavras.


Depois disto decidimos fazer um “Jogo”, que  consistia em pegar numa caneta de feltro preto, fazer um ponto e a partir de aí desenhar as linhas como entendessem, em papel fotográfico. Depois, tinham de preencher as linhas que formaram, com as cores que entendessem. Apenas foi pedido para usarem cores vivas, alegres.






E assim, concretizamos os elementos “Ponto e Linha” em reproduções de obras que bem poderiam ser de artistas como Picasso, ou Miró. Ora vejam lá se não temos razão...Alguns exemplos.







Esta proposta de atividade visa defender a importância da ludicidade na educação de infância, através da geometria, pois acreditamos que o conhecimento possa ser absorvido naturalmente no prazer do lúdico, tornando a aprendizagem mais significativa por estar vinculada à realidade cognitiva e sensorial da criança.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.