As Orientações
Curriculares para a Educação pré-escolar referem que os espaços e os materiais
existentes condicionam em grande medida o que as crianças podem fazer e
aprender. A organização do espaço deve facilitar aprendizagens, criar desafios,
potenciar a autonomia e relações sociais (Portugal, 2012, p.12). Compete ao
educador criar espaços com e para a criança adaptando-os às necessidades e
interesses do grupo de forma que estes sejam flexíveis, acolhedores, motivantes
proporcionando-lhes interações diversificadas. Zabalza (1987) citado por
Zabalza (1998, p. 236) apresenta o espaço como uma estrutura de oportunidades e
um contexto de aprendizagem e de significados, pois quando são pensados a
definição dos espaços da sala, o tipo de materiais, a sua disposição e a
organização de todo o funcionamento, é necessário pensar se essa organização é
ou não motivadora das escolhas e das aprendizagens das crianças. Hohmann &
Weikart (1997, p.165) referem que “definir as áreas de interesse é uma maneira
concreta de aumentar as capacidades de iniciativa, autonomia e estabelecimento
de relações sociais das crianças. Na nossa perspetiva a organização do espaço
por áreas bem definidas, ditam o tipo de atividades que aí se podem
desenvolver, permitindo uma multiplicidade de ações que facilitam o
desenvolvimento da autonomia das crianças.
Por norma, vamos dando conta por aqui, de várias atividades que fazemos ao longo dos dias. Mas não “vivemos” só dessas atividades. Aliás, muito do nosso tempo é passado autonomamente nas áreas de aprendizagem. É disso que falamos hoje, com alguns exemplos.
1 - Na área das ciências,
explorando e colocando em prática aprendizagens já efetuadas ou explorando novas.
2 - Na área da matemática, trabalho a pares…Aprendizagens significativas.
3 - Na área das Tic, em jogos ou pesquisas.
5 - Na caixa de luz…os
padrões vão aparecendo.
6 - Na caixa de areia, vão-se
desenhando “poemas”.
7 - Nas construções, descobre-se
a física e a engenharia.
8 - Na área do faz de conta,
a criatividade é rainha.
9 - E até mesmo quando as
áreas, são trazidas para o exterior, são facilitadoras de aprendizagem.
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