Triquicibernautas

20/09/2016

A nossa área das ciências está este ano, bastante enriquecida e ainda queremos melhorar mais.
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, na Área do Conhecimento do Mundo e no que à Introdução à metodologia cientifica diz respeito, referem que: “A introdução à metodologia própria das ciências parte dos interesses das crianças e dos seus saberes, que o/a educador/a alarga e contextualiza, fomentando a curiosidade e o de­sejo de saber mais. Interrogar-se sobre a realidade, definir o problema, para decidir o que se quer saber e procurar a solução, constitui a base da metodologia científica. O desenvolvimen­to da área do Conhecimento do Mundo assenta no contacto com a metodologia própria das ciências para fomentar nas crianças uma atitude científica e investigativa. Esta atitude signi­fica seguir o processo de descoberta fundamentada que caracteriza a investigação científica. Assim, a partir de uma situação ou problema, as crianças terão oportunidade de propor expli­cações, de desenvolver conjeturas e de confrontar entre si as suas “teorias” e perspetivas sobre a realidade. A partir de uma melhor definição do problema, decide-se se é necessário verificar es­ses conhecimentos e/ou recolher mais informações e como o fazer. Importa depois que as crian­ças verifiquem as “hipóteses” elaboradas, através de procedimentos que podem ser diversos, consoante a situação (experiência, observação, recolha de informação).” (Pág. 86)
Foi o que fizemos com esta experiência, a que chamamos de “Frascos Calmantes” baseados no conceito Montessori, com as cores do arco-íris, que nos permitiu, misturar materiais, cores, levantar hipóteses, observar e verificar resultados.

O material utilizado foi o seguinte:
Frascos de vidro com tampa; Detergente da loiça e óleo de bebé (ou outro); Purpurinas/cola gliter e água quente.

E metemos mãos à obra.







Por fim, estes “frascos calmantes” vão estar na nossa área das ciências, vamos dar atenção ao brilho, à medida que abanamos os frascos, forma desenhos estimulando a criatividade, e por isso, baixando os níveis de stress. Daí serem calmantes.

Outro jogo novo que temos na área das ciências é as “Pedras com letras e números” – inspiração em Reggio Emilia, que também está a ser de muito agrado nosso.





As OCEPE valorizam também a música, como um subdomínio, da área da expressão e comunicação e referem na página 54/55, que: “A música está presente na vida das crianças desde muito cedo e todas já tiveram oportu­nidades de contactar com diferentes formas musicais. A abordagem à Música no jardim de infância dá continuidade às emoções e afetos vividos nestas experiências, contribuindo para o prazer e bem-estar da criança. Esta abordagem integra-se nas vivências e rotinas da sala, valoriza os interesses e as propostas das crianças, no desenvolvimento de uma prática do ouvir, do “fazer” música e do experimentar e criar música e ambientes sonoros. Pressupõe, assim, uma prática sistemática e contínua, com uma intenção específica, direcionada para um desenvolvimento progressivo das competências musicais da criança e o alargamento do seu quadro de referências artísticas e culturais”.
Quando conversávamos na semana passada sobre as áreas da nossa sala, ficou combinado, que colocaríamos um espaço com instrumentos musicais. Foi hoje e está a ser um sucesso!




E assim vamos caminhando…Passo a Passo, mas já vão sendo passos grandes!

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