A
nossa área das ciências está este ano, bastante enriquecida e ainda queremos
melhorar mais.
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação
Pré-escolar, na Área do Conhecimento do Mundo e no que à Introdução à
metodologia cientifica diz respeito, referem que: “A introdução à metodologia própria das ciências parte dos interesses
das crianças e dos seus saberes, que o/a educador/a alarga e contextualiza,
fomentando a curiosidade e o desejo de saber mais. Interrogar-se sobre a
realidade, definir o problema, para decidir o que se quer saber e procurar a
solução, constitui a base da metodologia científica. O desenvolvimento da área
do Conhecimento do Mundo assenta no contacto com a metodologia própria das
ciências para fomentar nas crianças uma atitude científica e investigativa.
Esta atitude significa seguir o processo de descoberta fundamentada que
caracteriza a investigação científica. Assim, a partir de uma situação ou
problema, as crianças terão oportunidade de propor explicações, de desenvolver
conjeturas e de confrontar entre si as suas “teorias” e perspetivas sobre a
realidade. A partir de uma melhor definição do problema, decide-se se é
necessário verificar esses conhecimentos e/ou recolher mais informações e como
o fazer. Importa depois que as crianças verifiquem as “hipóteses” elaboradas,
através de procedimentos que podem ser diversos, consoante a situação (experiência,
observação, recolha de informação).” (Pág. 86)
Foi o que fizemos com esta experiência, a que chamamos de “Frascos
Calmantes” baseados no conceito Montessori, com as cores do arco-íris, que nos
permitiu, misturar materiais, cores, levantar hipóteses, observar e verificar
resultados.
O material
utilizado foi o seguinte:
Frascos de vidro com tampa; Detergente da loiça e óleo de bebé
(ou outro); Purpurinas/cola gliter e água quente.
E metemos
mãos à obra.
Por fim,
estes “frascos calmantes” vão estar na nossa área das ciências, vamos dar
atenção ao brilho, à medida que abanamos os frascos, forma desenhos estimulando
a criatividade, e por isso, baixando os níveis de stress. Daí serem calmantes.
Outro
jogo novo que temos na área das ciências é as “Pedras com letras e números” –
inspiração em Reggio Emilia, que também está a ser de muito agrado nosso.
As
OCEPE valorizam também a música, como um subdomínio, da área da expressão e
comunicação e referem na página 54/55, que: “A
música está presente na vida das crianças desde muito cedo e todas já tiveram
oportunidades de contactar com diferentes formas musicais. A abordagem à
Música no jardim de infância dá continuidade às emoções e afetos vividos nestas
experiências, contribuindo para o prazer e bem-estar da criança. Esta abordagem
integra-se nas vivências e rotinas da sala, valoriza os interesses e as
propostas das crianças, no desenvolvimento de uma prática do ouvir, do “fazer”
música e do experimentar e criar música e ambientes sonoros. Pressupõe, assim,
uma prática sistemática e contínua, com uma intenção específica, direcionada
para um desenvolvimento progressivo das competências musicais da criança e o
alargamento do seu quadro de referências artísticas e culturais”.
Quando
conversávamos na semana passada sobre as áreas da nossa sala, ficou combinado,
que colocaríamos um espaço com instrumentos musicais. Foi hoje e está a ser um
sucesso!
E
assim vamos caminhando…Passo a Passo, mas já vão sendo passos grandes!
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