Triquicibernautas

14/05/2014

Ouvir contar histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, questionamentos, reflexões, que proporciona aos mais pequenos um enorme enriquecimento pessoal e social, que contribui para a formação de estruturas mentais que lhes permitirá compreender e (a)preender mais rapidamente, não só as histórias escritas, como o conhecimento do mundo, o novo vocabulário, etc. 
A participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura nos primeiros anos, propondo-se a escola como moderadora privilegiada neste processo. Sendo a escola e a família dois espaços naturais para a promoção da leitura, o seu contributo é extremamente valioso para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças/alunos. 
O agrupamento de escolas de Vizela, levou a efeito na semana de 22 a 24 de Abril, a atividade intitulada “Semana da Leitura”, com a presença de escritores, contadores de histórias, poetas, saraus culturais. No dia 24, tivemos uma contadora de histórias no nosso espaço educativo, Alinhas e num dos dias da semana aberta tivemos três mães a contar-nos histórias, como já demos conta por Aqui e por Aqui.  Pensamos que era importante valorizar a relação escola-família, como um contexto favorável para o incentivo à leitura, ao gosto pelos livros, e à troca de afetos através das histórias com pais e filhos na sala de atividades, pelo que durante o mês de maio continuamos a receber os pais que cá querem vir contar histórias.
Assim,  os pais têm-se  inscrito, para virem à sala contar ou ler uma história e interagirem com o seu educando(a), e as restantes crianças.
Esta semana já tivemos a visita de três mães. A primeira a visitar-nos foi a mãe da Isabel e trouxe-nos a história "I de Isabel" de Dominique Foufelle ilustrado por Natacha Toutain.



Um dia depois recebemos a mãe da Sofia com a história "Cinderela"



E hoje visitou-nos a mãe do Nuno, que nos trouxe um história que gostamos muito "O lobo e os sete cabritinhos".



Estivemos muito atentos a ouvir as histórias, das quais gostamos muito, e adoramos  ver a excelente interação e filhos e mães.
Assim se vai tecendo o incentivo à leitura, através destes momentos de afetos. Continuamos nos próximos dias.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.