É importante que educadores e professores
estabeleçam contactos, que planifiquem atividades conjuntas onde participem as
crianças de ambos os níveis com o intuito de facilitar o processo de transição
(o período que a antecede, o momento da transição, para que a transição entre
ciclos se torne um processo harmonioso e promova a sequencialidade do processo
de ensino-aprendizagem.
Hoje, os nossos finalistas, que irão
frequentar a EB Enxertos, no próximo ano letivo, estiveram nesta escola, para uma atividade com os
amigos do 1º B, para conhecerem a escola, para brincarem em conjunto, enfim,
para prepararem o seu processo de transição.
A atividade começava assim: "Era uma vez um
pirata que adorava tesouros..." Esta atividade exigiu de nós, muita atenção,
perspicácia, raciocínio lógico matemático, etc. Fizemos muitas aprendizagens e o EDU
conseguiu descobrir o tesouro com ajuda de todos.
Depois desta atividade, fomos conhecer
aquela que em principio será a nossa sala, no próximo ano, e lanchamos juntos.
Foi uma manhã divertida, com momentos de
aprendizagem significativa.
“Os saberes atuais só têm
sentido se estiverem articulados com os anteriores e perspetivarem os
posteriores” (Aniceto, 2010: 72).
0 comentários:
Enviar um comentário