Triquicibernautas

13/02/2017

Dizem as OCEPE (p.58) que a “abordagem à Música no jardim de infância dá continuidade às emoções e afetos vividos nestas experiências, contribuindo para o prazer e bem-estar da criança. Esta abordagem integra-se nas vivências e rotinas da sala, valoriza os interesses e propostas das crianças, no desenvolvimento de uma prática do ouvir e “fazer” música. Pressupõe, assim, uma prática sistemática e contínua, com uma intenção específica, direcionada para um desenvolvimento progressivo das competências musicais da criança e o alargamento do seu quadro de referências artísticas e culturais.”
Nós fazemo-lo diariamente, até porque temos à nossa disposição um espaço com instrumentos musicais e aparelho para ouvir vários tipos de música.
Hoje, como muitas outras vezes, decidimos fazer uma sessão de expressão musical, onde identificamos, memorizamos, reproduzimos e exploráramos as características dos sons: ritmo, e melodia.  
Exploramos ainda o canto rítmico com nomes de instrumentos, bem como diferentes instrumentos musicais mais complexos, de qualidade e com outras possibilidades sonoras (triângulos, pandeiretas, maracas, guizeiras, tambor sinos, xilofones, pratos) e também relaxamento ao som de música clássica.


Apropriamo-nos também, de saberes relativos à música (o que é uma orquestra e uma banda de música) e visualizamos no computador…

A Orquestra

A Banda de Música de Vizela e a dos Bombeiros


Por fim estivemos a fazer um jogo de soletrar instrumentos musicais, que podemos aceder AQUI. É só clicar na palavra "AQUI" e podemos fazer o jogo também em casa!

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