Dizem as OCEPE (p.58) que a “abordagem à
Música no jardim de infância dá continuidade às emoções e afetos vividos nestas
experiências, contribuindo para o prazer e bem-estar da criança. Esta abordagem
integra-se nas vivências e rotinas da sala, valoriza os interesses e propostas
das crianças, no desenvolvimento de uma prática do ouvir e “fazer” música.
Pressupõe, assim, uma prática sistemática e contínua, com uma intenção
específica, direcionada para um desenvolvimento progressivo das competências
musicais da criança e o alargamento do seu quadro de referências artísticas e
culturais.”
Nós fazemo-lo diariamente, até porque
temos à nossa disposição um espaço com instrumentos musicais e aparelho para
ouvir vários tipos de música.
Hoje, como muitas outras vezes, decidimos
fazer uma sessão de expressão musical, onde identificamos, memorizamos, reproduzimos
e exploráramos as características dos sons: ritmo, e melodia.
Exploramos ainda o canto rítmico com nomes de
instrumentos, bem como diferentes instrumentos musicais mais complexos, de
qualidade e com outras possibilidades sonoras (triângulos, pandeiretas, maracas,
guizeiras, tambor sinos, xilofones, pratos) e também relaxamento ao som de música clássica.
Apropriamo-nos também, de
saberes relativos à música (o que é uma orquestra e uma banda de música) e visualizamos
no computador…
A Orquestra
A Banda de Música de Vizela e a dos Bombeiros
Por fim estivemos a fazer um jogo de soletrar instrumentos musicais, que podemos aceder AQUI. É só clicar na palavra "AQUI" e podemos fazer o jogo também em casa!
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