Por aqui defendemos que
o portefólio reflexivo de cada criança, como estratégia de avaliação
alternativa, oferece uma possibilidade de organização de elementos e
informações significativas que documentam o desenvolvimento e a aprendizagem de
cada criança. Desta forma, se bem concetualizado e realizado, o portefólio é um
apoio imprescindível no processo complexo de avaliação em educação de infância.
À semelhança do que aconteceu no primeiro e segundo período, neste último
período do ano letivo 2014/15, fizemos as nossas escolhas, a nossa seleção de
trabalhos, que colocamos no portefólio, junto com os registos da conversas/reflexões
sobre a escolha dos mesmos, com a nossa professora.
A seleção e reflexão
das nossas escolhas, são muito importantes, porque ao avaliarmos conjuntamente (dando
voz, à pedagogia das relações e da escuta) regulamos a nossa própria
aprendizagem, já que adquirimos novos conhecimentos e competências, e encorajamos
a autoanálise quando refletimos sobre o que foi feito, e como foi feito, de
forma critica.
As nossas famílias tiveram acesso a toda esta
informação, na nossa reunião de avaliação, realizada ontem ao final da tarde.
Os portefólios foram “visitados” no momento da avaliação por alguns de nós que estávamos
com as nossas mães.
No entanto, todos os
portefólios foram para casa, para que possam ser (re)visitados em família, e
regressam em setembro, juntamente connosco…Os nossos amigos que transitam para
o primeiro ano, ficam agora com o portefólio que construíram durante 3 anos.
Boas Férias!
Boas Férias!
0 comentários:
Enviar um comentário