A escritora de literatura infantil e juvenil, Fanny Abamovich diz: "Ah...como é importante para a formação de qualquer criança, ouvir muitas, muitas histórias. Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser leitor. E ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo."
Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse de todos, e em particular dos mais novos, já que a sua capacidade de imaginar é intensa.
Como dissemos num post anterior "Livros e ternura" a participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura nos primeiros anos, propondo-se a escola como moderadora privilegiada neste processo. Sendo a escola e a família dois espaços naturais para a promoção da leitura, o seu contributo é extremamente valioso para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças/alunos.
Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse de todos, e em particular dos mais novos, já que a sua capacidade de imaginar é intensa.
Como dissemos num post anterior "Livros e ternura" a participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura nos primeiros anos, propondo-se a escola como moderadora privilegiada neste processo. Sendo a escola e a família dois espaços naturais para a promoção da leitura, o seu contributo é extremamente valioso para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças/alunos.
O agrupamento de escolas de Vizela, leva a efeito na semana de 22 a 26 de Abril, a atividade intitulada “Semana da Leitura”, com a presença de escritores, contadores de histórias, poetas, saraus culturais. No dia 23, teremos uma contadora de histórias no nosso espaço educativo.
Além de todas estas atividades, pensamos que era muito importante, valorizar a relação escola-família, como um contexto favorável para o incentivo à leitura, ao gosto pelos livros, e à troca de afetos através das histórias com pais e filhos na sala de atividades.
Assim, desde o dia 10 de abril até 10 de Maio, os pais inscreveram-se (dois por dia), para virem à sala contar ou ler uma história e interagirem com o seu educando(a), e as restantes crianças.
Esta semana continuamos com mais visitas. Logo na segunda-feira de manhã tivemos a mãe da Inês com a história "A Princesa Ervilha".
Esta semana continuamos com mais visitas. Logo na segunda-feira de manhã tivemos a mãe da Inês com a história "A Princesa Ervilha".
As duas interagiram de forma excelente, e a Inês explicou aos amigos que precisava de um príncipe. (ela lá sabe).
No dia seguinte, foi a vez da mãe do Nuno Rodrigo, trazer a história "O convite" da Winnie the Pooh.
Os dois também interagiram de forma excelente.
Na quarta-feira, a Mãe do Martim veio logo de manhã contar a história "O cãozinho que não tinha dono"
A interação entre os dois foi uma constante, e os Triquiteiros estiveram muito atentos e adoraram a história.
Ao inicio da tarde desse dia foi a vez da Mãe do Miguel trazer a história "O Lobo e os sete Cabritinhos".
Uma história carregadinha de rimas, que adoramos, bem como gostamos imenso de ver o Miguel tão feliz, e a ajudar a mãe a mudar as páginas do livro.
A última família desta semana, foi a do Ademar. Uma prima veio-nos contar a história "Kiko e o dentinho de leite".
Além da história, ainda nos trouxe uma música sobre os dentes, que resumia um pouco a história que ouvimos.
Assim se vai tecendo o incentivo à leitura, através da ternura entre pais (família) e filhos. Para a semana continuamos.
2 comentários:
Muitos parabéns por estas iniciativas tão importantes, para crianças e pais!
Gostei tanto que "roubei" a citação... levei-a para a página do PRÉ Histórias no Facebook (https://www.facebook.com/prehistorias) espero que não se importem ;-)
Muito obrigada Juca. Pela visita e pelo comentário. É claro que pode "roubar" a citação que é do livro "Gostosuras e Bobices" (aliás fico feliz por o fazer). Vou deixar um link sobre esta escritora na página do face do PRÉ Histórias. :)
Enviar um comentário