Triquicibernautas

23/09/2012


Nos primeiros dias letivos com crianças pequenas e que estão a fazer a sua adaptação e socialização, é necessário que o Educador/Professor utilize estratégias diversificadas, divertidas e atrativas para captar a atenção da criança e ajudá-la na sua própria integração.
O teatro de fantoches, proporciona tudo isto: socialização; criatividade; atenção; memorização; comunicação. Ou seja, é a expressão e comunicação (domínio da expressão oral e abordagem à leitura e escrita), aliada às outras duas áreas de conteúdo do pré-escolar (Formação pessoal e Social e Conhecimento do Mundo) a funcionarem em pleno.
Um dia destes, decidi introduzir a história do Capuchinho Vermelho através de leitura de imagens (jogo linguístico)...



e de seguida fazer o teatro de fantoches da mesma história. Primeiro veio o Capuchinho...


A expressão dos Triquiteiros diz tudo! Atentos...felizes!



Depois, o lobo a avozinha e o caçador...



E no final as palmas foram mais que muitas... a repetição da história teve que ser feita!



Agora, os fantoches já se encontram na biblioteca, à "mão de semear" para que cada um possa  manipular os "bonecos" à vontade e assim desenvolver as suas capacidades educacionais, no que concerne mais concretamente à comunicação e à expressão sensório-motora. Aos poucos, as crianças irão sentir vontade de criar falas...de dialogar com os fantoches, aliando o movimento destes com as palavras.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.