Nos primeiros dias letivos com crianças pequenas e que estão a fazer a sua adaptação e socialização, é necessário que o Educador/Professor utilize estratégias diversificadas, divertidas e atrativas para captar a atenção da criança e ajudá-la na sua própria integração.
O teatro de fantoches, proporciona tudo isto: socialização; criatividade; atenção; memorização; comunicação. Ou seja, é a expressão e comunicação (domínio da expressão oral e abordagem à leitura e escrita), aliada às outras duas áreas de conteúdo do pré-escolar (Formação pessoal e Social e Conhecimento do Mundo) a funcionarem em pleno.
Um dia destes, decidi introduzir a história do Capuchinho Vermelho através de leitura de imagens (jogo linguístico)...
e de seguida fazer o teatro de fantoches da mesma história. Primeiro veio o Capuchinho...
A expressão dos Triquiteiros diz tudo! Atentos...felizes!
Depois, o lobo a avozinha e o caçador...
E no final as palmas foram mais que muitas... a repetição da história teve que ser feita!
Agora, os fantoches já se encontram na biblioteca, à "mão de semear" para que cada um possa manipular os "bonecos" à vontade e assim desenvolver as suas capacidades educacionais, no que concerne mais concretamente à comunicação e à expressão sensório-motora. Aos poucos, as crianças irão sentir vontade de criar falas...de dialogar com os fantoches, aliando o movimento destes com as palavras.
0 comentários:
Enviar um comentário