Triquicibernautas

04/01/2018

Só hoje demos as boas vindas ao novo ano, pois ontem a nossa professora não veio à escola. Em grande grupo, conversamos sobre como foram as nossas férias, como foi o nosso Natal, que presentes tivemos, etc.
E como diz o ditado popular, ano novo, vida nova, estivemos a mudar o nosso calendário, o mapa de presenças e as fichas mensais da escovagem dos dentes.



Ao mudarmos o calendário, estivemos a conversar sobre o tempo atmosférico...Sobre a chuva que se tem feito sentir nas últimas semanas e de como ela é necessária, "para regar os campos, encher os rios e as barragens, para acabar com a seca, etc". 
Então, a nossa professora perguntou-nos se sabíamos como se formava a chuva. Alguns de nós, ainda nos lembrávamos da parte do ciclo da água, em que a água nos oceanos, lagos e rios se transforma em vapor de água gasoso, que quando aquecido pelo sol entra no processo chamado evaporação. À medida que a água evaporada vai subindo na atmosfera, encontra temperaturas mais frias, o que faz com que o vapor de água se condense de volta em gotas de água liquida. Quando muitas dessas gotas de água liquidas se juntam, formam uma nuvem. E como as gotas de água dentro de uma nuvem estão sempre em movimento e tropeçando entre si, fazem com que estas gotas todas se transformem em chuva. Como disse o M., "nós vimos isso na experiência da evaporação e condensação". 
Mas, desta vez, fizemos uma experiência diferente, para tentarmos perceber como funciona isto que dissemos atrás.
Primeiro. precisamos deste material...


Enchemos dois frascos com água quente, e por cima fizemos nuvens com espuma de barbear.



Depois com uma pipeta cheia de liquido azul, metemos na nuvem. (A água que vai cair pela nuvem, deve ser colorida, para que seja vista quando cai.)

Mas não caiu logo, porque as gotas ainda não eram pesadas e grandes o suficiente para cair como chuva.


No entanto, continuamos a adicionar a água azul às nossas nuvens e aí começou mesmo a "chover".


Vimos belos raios de água azul, caindo da nuvem abaixo.



E lá tivemos uma tempestade de chuva em frascos... Mas foi uma tempestade de chuva, que não requereu um guarda-chuva.


Ainda tivemos tempo para fazer jogos com o nosso para-quedas, o que adoramos.





Como o dia de Reis se aproxima, na nossa hora do conto, tivemos a história e a canção dos "Três Reis Magos, a caminho de Belém".



Foi mais um dia em cheio. Até amanhã!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.