Triquicibernautas

25/09/2017

Em conversa de grande grupo, lembramos a canção das "Boas Maneiras", que andamos a ouvir há alguns dias.


Dialogamos sobre o que é correto ou não fazer. Foram avaliados alguns conflitos que estavam a surgir no seio do grupo, e como se poderiam resolver, bem como alguma desorganização surgida, até porque estamos todos a conhecer-nos e é necessária a elaboração de regras, ou normas de funcionamento e convivência, o que contribui para o desenvolvimento da formação pessoal e social. Nesta conversa elaboramos as nossas regras, que dividimos em "dois campos" - o "Acho Bem" e o "Acho Mal".
Decidimos "escrevê-las" e  ilustrá-las...




... e afixar numa das paredes da nossa sala.


Para já foram estas as que elaboramos, assim que acharmos que é necessário rever ou alterar, cá estamos em grupo, para o fazer e de certeza que serão sempre lembradas... Vamos "crescer" na nossa identidade pessoal!
Hoje, também nos debruçamos na prática sobre algo, que nos últimos anos temos optado como uma boa estratégia, que nos ajuda a todos na realização das tarefas. Ao mesmo tempo, esta estratégia, vai harmonizando a vivência da vida democrática da sala, principalmente a interiorização das regras, e o sentido de ajuda e de solidariedade das crianças mais velhas para com as mais novas.
Falamos dos Padrinhos/Afilhados(as) ou Madrinhas/Afilhadas(os). Assim, aqueles que se sentem capazes de ter alguma responsabilidade, são responsáveis pelos mais novos, ou por aqueles que ainda não querem ser padrinhos/madrinhas, num sentido de responsabilidade efetiva, ajudando-os nas várias tarefas de sala, como por exemplo a ajudar a apertar a bata, os botões das calças, a arrumar os materiais, na saída para a rua, no recreio, na hora do lanche ou do almoço, etc.
Já desde a passada semana, que andávamos a conversar sobre esta questão, e hoje ficou finalizada. Ao redor da mesa grande, houve negociação cooperada/conjunta, pois o padrinho ou madrinha,(ou vice-versa) escolheu o afilhado(a), que deu o seu aval. Ou seja, estiveram de mútuo acordo nesta decisão.
Quadro de  Padrinhos/Madrinhas e Afilhados/Afilhadas...


Hoje já foi possível ver os padrinhos/madrinhas, cheios de responsabilidade, nas várias atividades que fizemos, ajudando os afilhados/as.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.