Triquicibernautas

05/01/2017

Hoje continuamos na “saga” dos Reis Magos. Continuamos a conversar sobre as tradições desta efeméride. A história da nossa amiga, a professora Juca Os Três Reis Magos, ajudou-nos a conhecer melhor, quer os Reis Magos, quer os países de onde são oriundos, quer os presentes que levaram ao menino.  
Convidamos os nossos amigos da turma D e E, e a nossa professora esteve a contar-nos (a todos) esta história.


Vimos que o rei Baltasar era o rei negro, oriundo do continente africano, e que levou ao menino MIRRA. A mirra significa que Jesus era o profeta esperado há muito. A mirra é um óleo cheiroso extraído de uma planta espinhosa. Este rei deu mirra a Jesus por que era usada como óleo em crianças para dar "frescor" e hidratar a pele, além de servir como repelente de moscas. 
O rei Gaspar era o rei mago de pele amarela, oriundo da Ásia, e ofertou ao menino INCENSO. O incenso significa que Jesus será um sacerdote. Como o incenso é um perfume, o rei Gaspar deu incenso a Jesus porque era uma oferta sagrada, e além disso servia também para espantar moscas no ambiente onde estivesse a o recém-nascido jesus.
O rei Belchior era o rei mago de pele clara, oriundo da Europa, e levou OURO para oferecer ao menino Jesus. O ouro significa que Jesus é Rei, e como a família de Jesus era pobre o rei Belchior levou ouro a Jesus para servir como fonte de sustendo.
E foram estes presentes que estivemos a observar…Cheiramos o incenso e a mirra, mexemos neles, vimos o ouro, enfim, fizemos um jogo sensorial.

MIRRA

INCENSO

OURO


É pena as fotografias estarem todas desfocadas...Mas dá para perceber!


Ao “cultivarmos” as tradições, fizemos um sem número de aprendizagens. Da área da formação Pessoal e Social (saber estar em grupo, saber escutar, partilhar, etc) ao conhecimento do mundo, à matemática, à linguagem oral, aos exercícios sensoriais, à aquisição de novo vocabulário, à geografia, houve de tudo um pouco!

De tarde como estava um sol fantástico, uma temperatura maravilhosa (16º no inverno), fomos fazer uma visita ao campo, na companhia das Turma D e E. Estamos na cidade, mas temos o campo mesmo ao virar da esquina e nós gostamos tanto de ir para lá brincar. 



Passamos pela vacaria...


Visitamos os Cavalos...


Exploramos o espaço do Paço de Guminhães.




Abraçamos a árvore do Paço e cantamos-lhe uma canção.

Por fim, aproveitamos o enorme campo de erva verdinha.



Porque a nossa felicidade está nos pequenos encantos que vivemos diariamente.


0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.