Nesta proposta de atividade lúdica e, ao
mesmo tempo, educativa, brincando com luz e sombra, apropriamo-nos de uma série
de conceitos, sem que tenhamos de os nominar ou até mesmo concetuar. Trata-se
de uma atividade com luz e sombra inspirada em Reggio Emilia.
Para quem não conhece, a pedagogia Reggio
Emilia considera a essência da criança, como um sujeito extraordinário, dotado
de capacidades e potencial para descobrir o mundo por si só. Através das
relações estabelecidas com seus pares, constrói, desde o começo da vida,
conhecimento, cultura e sua própria identidade. Dessa forma, a criança é
protagonista da sua aprendizagem, pois através de sua curiosidade, experimenta
o mundo.
A atividade com luz e sombra é bastante simples. No entanto,
sua simplicidade a faz grandiosa por tudo que a criança pode aprender apenas
projetando sombras na parede. Desta vez,
andamos essencialmente às voltas com materiais marinhos… conchas, búzios,fósseis, seixos, redes de pesca e outros.
Então, o que é que nós aprendemos com esta atividade
com luz e sombra? Primeiro somos os protagonistas do jogo. Depois de criar a
estrutura que quisermos, o retroprojetor define como será a projeção, bem como a mesa de luz.. E é a
partir daí que aprendemos, intuitivamente, uma série de conceitos matemáticos.
Através dos movimentos de próximo e distante, percebemos
que a imagem projetada aumenta ou diminui, respetivamente; ao se mover de um
lado a outro, observamos como a imagem se desloca na parede de um lado ao
outro, sempre no oposto ao que o nosso movimento corporal está fazendo. Dessa
forma, aprendemos os conceitos de esquerda e direita.
Por fim…deixar
marcas, experimentar movimentos, dominar gestos, se expressar, explorar materiais,
pesquisar, descobrir possibilidades, criar e imaginar o que quiser, sempre!
E para quem tem medo do escuro, esta é uma
boa oportunidade de se trabalhar esta questão!
E a educação está a reinventar-se!
0 comentários:
Enviar um comentário