Em plena época natalícia, (re)visitamos Van Gogh. Este é um pintor que já conhecemos bem. Sabemos que nasceu na Holanda, viveu em França e na Bélgica, e apenas vendeu um quadro em vida. É um dos maiores pintores pós impressionistas de todos os tempo, e o seu reconhecimento ocorreu somente após a sua morte.
Desta vez usamos como inspiração uma das suas obras mais notáveis, o quadro "Noite Estrelada", e tentamos fazer as nossas pinturas "similares" à pintura de Van Gogh .
Observamos intensamente esta pintura, dialogamos sobre ela: o que ela nos transmitia; o que sentíamos; que cores tinha; que tipo de traços tinha na pintura; como fazer os movimentos (longos, curtos, curvos) com as mãos para se pintar parecido; e outros.
A conversa foi o ponto de partida, para fazermos pinturas similares ao trabalho de Van Gogh. Na hora de pintar relembramos os comentários dessa "discussão" para esta atividade de "fazer arte", que não tem de ser exatamente como o trabalho de Van Gogh. É que dependendo da idade da criança, e do seu nível de desenvolvimento, é aceitável que "apenas" apareça algo tão elementar como rabiscos ou formas simples.
Desta forma metemos mãos à obra, numa abordagem prática e centrada em comprometer estes "pequenos aprendizes", numa atividade artística desta natureza.
E até que fomos muito criativos...
Como refere a Brochura "As artes no Jardim de Infância", DGDIC, 2010,
" É atualmente consensual entre técnicos e pedagogos que a experiência artística pode ser vivida através de três formas distintas: através da execução (aplicando técnicas), através da criação (criando algo novo) e através da apreciação (contactando obras de outros). É, por conseguinte, importante que as crianças, em ambiente de jardim de infância, possam experimentar estes distintos papéis de executante, criador e apreciador, já que na vivência desta tripla experiência artística, diferentes significados e competências serão desenvolvidos".
Nota: Esta atividade não termina aqui. Ainda voltaremos a falar dela, lá mais para diante.
2 comentários:
Ficaram lindíssimas as vossas "noites estreladas"!
Eu pessoalmente adorei as "noites" ... Van Gogh iria ficar espantadoooo! :)
Beijos,
Leonor
Enviar um comentário