Coroas cortadas, estão prontas para serem decoradas... Com pintura de dedo, que foi o que decidiram (esta é uma técnica que gostam muito).
Depois de pintadas, a decoração continuou... aqui a escolha divergiu entre colocar "bolinhas de papel metalizado",
e ainda meter um fio dourado.
ou colar botões nos bicos das coroas.
E por fim, um toque de purpurina dourada, prateada, etc.
Eis o resultado final...
Com esta oficina, pretendeu-se dar um sentido de valor acrescido da participação da criança na sua aprendizagem, favorecendo processos de metacognição, já que a criança se vai apercebendo do que é capaz ou não de fazer... "Já consigo cortar ou não", "Pinto sozinha"... Como diz (Parente, 2004, p.61) desta forma a criança, envolve-se com a sua “própria história pessoal de aprendizagem”. Ao mesmo tempo, quando se envolve a criança como construtura do seu próprio conhecimento, está a ser-lhe incutido o sentido de reflexão, auto-análise e auto-avaliação.
Foram ainda trabalhados conceitos matemáticos, como as cores, as formas geométricas, a contagem, a noção de "maior" e "menor". O que interessa aqui são os processos de aprendizagem e não o produto final...
0 comentários:
Enviar um comentário