Triquicibernautas

05/06/2013

Quando em fevereiro, fizemos o "Gps Livro, levou-nos na pista da Avicella", faltou-nos conhecer o Penedo da Rosca, que se situa no Monte de S. Bento das Peras.
O Penedo da Rosca , é um dos elementos centrais da história "Avicella a Princesa Mais Bela". É lá, que vive a bruxa má da história, e é lá que a pequena Margarida leva o Bolinhol e o chá de camomila à bruxa, e assim, conseguir o livro secreto dos segredos, como podemos verificar nesta imagem do livro.
Hoje, como estávamos no Monte de S. Bento das Peras, para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, aproveitamos para procurar este penedo. A "Rosca" era bem visível.
Aproximamos-nos da entrada do Penedo da Rosca, e queríamos entrar, para ver se encontrávamos a bruxa má.
Tentamos por um lado, tentamos por outro, mas nada.

O que estaria a falhar? Bom...pelo menos fazemos uma foto em frente ao penedo, (mas já tínhamos explicações, para o facto de não ser possível entrar no penedo, e não encontrarmos a bruxa.
Para nossa surpresa, de tarde, quando nos preparávamos para (re)visitar o vivido de manhã, tivemos a visita do escritor desta história, e podemos reviver em conjunto. O Hugo, começou logo por contar ao Hélder, que tínhamos ido ao Monte de S. Bento das Peras, e visitado o Penedo da Rosca.
Depois, vieram as explicações pelo facto de não de não podermos entrar no penedo e não ter-mos visto a bruxa.
"A entrada do Penedo da Rosca estava tapada por uma rede."      
 "Havia muito lixo e pedras a tapar a entrada."        
 "Não levamos bolinhol e chá de camomila para a bruxa."                   
 "Era melhor comprar bolinhol, e voltar lá amanhã, de certeza, que víamos a bruxa."
Perante todos estes argumentos, relembrei esta parte da história, lendo-a e dramatizando-a ao mesmo tempo. Pelo meio, fui sendo interrompida pelos Triquiteiros, já que tinham uma vontade enorme em participar. Lembro de quando falava que a bruxa era gulosa, o Francisco me questionar: "Quem é mais gulosa? A bruxa, ou tu professora? É que tu és muito gulosa por chocolate." e ainda, quando a Gabriela me diz : "Professora não te esqueceste de nada? Não disseste que a Bruxa Má, deixou cair a cabeça em cima da mesa, quando adormeceu".
Pormenores importantes, que neste caso se tornam "pormaiores".
O próprio Helder Magalhães descreve estes momentos, numa mensagem deixada hoje de tarde na sua página do Facebook.
"Esta tarde voltei a ter o privilégio de me sentar na sala dos meus amigos Triquiteiros de S. João. É delicioso sentir a adrenalina daquelas meninas e daqueles meninos em quererem partilhar todos os pormenores da aventura que haviam realizado pela manhã. O Hugo começou por dizer que foram ao São Bento das Pêras, e, depois, todos falaram sobre a visita ao Penedo da Rosca. Um a um, foram elencando os motivos porque a Bruxa Má não abriu a porta da gruta, e depois ouvimos a dramatização da prof. Rosa Maria Alves dessa passagem no conto Avicella, a Princesa Mais Bela. Momento em que a pequena Gabriela diz professora esqueceste-te de uma coisa! Não disseste que a Bruxa Má caiu a dormir em cima da mesa. É impossível não ficar completamente rendido! 
Como se não bastasse, tive ainda direito a uma aula de ciências. O pequeno Rodrigo Caeiro explicou-me a atividade do vulcão, que tinham apresentado durante a manhã no âmbito do Dia do Ambiente. Ouvir termos como bicarbonato de sódio, erupção, lava, da boca de uma criança é superfixe (termo que eles tanto gostam). Depois, o grupo responsável pela atividade do vulcão, realizou a experiência, e o vulcão entrou em erupção. E não me deixaram vir embora sem me mostrarem a sua horta! Obrigado!"
Mas, antes de se ir embora, o Hélder leu e deixou-nos, um novo conto "A mãe galinha", que ouvimos com atenção, lembrando o "Quintal do Sr. Juvenal".

Foi uma manhã e tarde mágica, em redor da "Avicella a Princesa Mais Bela". Para entenderem melhor esta postagem, relembrem o que já publicamos sobre este projeto em:

http://jisjoaosalaa.blogspot.pt/2013/02/projeto-avicellauma-abordagem-socio.html

2 comentários:

Helder Magalhães disse...

Jamais poderia imaginar todo este encanto com que os Triquiteiros têm abraçado a "Avicella, a Princesa Mais Bela". Obrigado :)

Romy disse...

Os Triquiteiros vivenciaram este projeto de uma forma muito especial. A história cativou-os muito, e a forma como o projeto se foi desenrolando, ajudou.
Beijinhos Hélder.
Rosa Maria

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.