Triquicibernautas

21/02/2012

E os animais também têm carnaval? Esta foi uma questão levantada pelos Triquiteiros, a respeito dos animais que fazem parte da história da "A surpresa de Handa". E assim surgiu na sala o "Carnaval dos Animais", de Camille Saint-Saens.




Vamos conhecer os animais de uma forma diferente. Os animais vão ao jardim zoológico e fazem uma festa. 

1-  Entra o Rei Leão. Dois pianos e as cordas, fazem a marcha real do leão, imitando os seus rugidos. (Ele marcha pela floresta, desprezando todos. "Eu sou o rei" - ruge com ferocidade. Introdução e marcha real do leão)
2- Galinhas e galos. O som destes animais são interpretados por pianos, violino e viola. (O galinheiro é representado pelas cordas unidas ao clarinete solista, onde o galo namorador, corteja as galinhas, que, entretanto, estão muito preocupadas em pôr ovos.)
3- Animais Velozes. (Antílopes). Dois pianos, lançam-se em escalas de "loucura". (Os antílopes são conhecidos por serem muito velozes, e aqui parecem estar voando. Quase não dá tempo para os ver passar direito).
4- Tartaruga. Tocada em andamento extremamente lento pelas cordas, sobre um acompanhamento de piano. (As tartarugas queriam ser bailarinas. E para descrever realmente o movimento das tartarugas, o autor utiliza a melodia num andante em que elas possam acompanhar. E depois de tanto esforço, elas acabam cansadas).
5 - Elefante. Como numa dança, este animal é caraterizado pelo contrabaixo, com ornamentos de piano. (As tartarugas encontram um rival: o elefante também quer dançar. "Se elas podem, eu também posso" - diz o elefante. E para acompanhar a sua dança, o elefante quer um instrumento que seja do seu tamanho, que combine com a delicadeza dos seus movimentos - o contrabaixo).
6 - Cangurus. Dois pianos saltitam. (Atrás do elefante vêm dois cangurus, que observam os outros animais que dançam, e quando menos se espera, eles começam a pular).
7 - Aquário. As flautas dão o sentido das ondas, os pianos um sentido de nadar e a Celesta faz parecer gotas de água. (Um bonito aquário de águas azuis, cheio de peixinhos vermelhos, que nadam abanando as suas barbatanas).
8 - Personagens de orelhas longas. Dois violinos fazem os seus diálogos. (Assim como os bailarinos, aqui temos dois cantores. São dois burros a zurrar bem dentro da música. São tão afinados).
9 - O Cuco no fundo do bosque. Clarinete com acompanhamento de piano. (Fechem os olhos e imaginem um bosque cheio de árvores muito verdes e muito altas. Um sol doirado espreita por entre as árvores, e escondido no alto de um pinheiro, um cuco canta, meio triste, no final de um dia de verão).
10- Viveiro. Uma flauta chilreia com acompanhamento dos pianos e das cordas. (Muitos pássaros felizes formaram um coral. Voando pelo ar, eles entoam canções alegres. E naturalmente, quem dirige o coral é a flauta).
11 - 2 Pianistas. Com o piano imitam o toque de alunos de piano iniciantes.( De repente aparecem dois pianistas que também querem participar na festa do zoológico. Mas como são principiantes, apenas sabem tocar, um certo exercício de piano).
12 - Fósseis. Caraterizados por várias musicas antigas conhecidas e com um sabor cómico dado pelo xilofone. (Todos sabem que um fóssil é um animal muito antigo, muito velho mesmo, mas que apesar de tão antigo, ainda assim se conserva no tempo. É por isso, que aparecem as músicas antigas).
13 - Cisne. O violoncelo toca sobre a harmonia dos pianos. (Chegamos ao lago deste zoológico. Bem no meio do lago, um belo cisne branco desliza sobre as águas. O violoncelo, representa a calma, a solitária elegância do cisne).
14 - Final. Desfile de toda a bicharada. (Chegamos ao final desta visita ao jardim zoológico. Todos os animais grandes, pequenos, aves, peixes, cantam e dançam. Que alegria. Até os pianistas participam da festa).

Esta foi a melodia que os Triquiteiros ouviram durante a semana do carnaval. Visualizaram vários filmes na internet, com muita atenção e pediram várias vezes para repetir. E, logo houve um grupo que pediu para "trabalhar" sobre esta peça. 

Querem saber mais sobre o autor da obra e sobres os instrumentos que a compõem. Fizeram a reunião inicial para definirem os objetivos de trabalho, e já começaram a pesquisa. 





Agora, ficamos a aguardar o desenvolvimento, bem como as conclusões deste grupo de trabalho.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.