As conversas em torno da história “Árvore
Generosa”, têm sido muitas. E para não nos esquecermos, aqui fica novamente o
no (re)conto da história.
Falamos sobre a importância das árvores
para a nossa sobrevivência (do oxigénio), de como são importantes para a fabricação
de móveis e tecidos; para a construção de casas e mobiliário; para a fabricação
do papel, dos lápis; de como os seus frutos são importantes para a nossa
alimentação, e de como estes frutos e folhas são usados nos remédios, nos chás,
nos sumos.
Mas na interpretação oral da história, falamos
também nos valores…E enumeramos os aspetos relativos ao consumismo, às
necessidades e aos desejos que o menino tinha à medida que crescia. Percebemos que
conforme o menino crescia, ele tinha diferentes necessidades, de acordo com o
ciclo da vida humana.
Questionamo-nos sobre se o que o menino
pedia à árvore era realmente necessário na sua vida…
Será que o menino não poderia viver sem
aquilo? E concluímos:
- Ele precisava dos frutos para comer.
- E dos ramos para fazer a casa.
- E sem alimentação não sobrevivemos.
- E sem casa temos de viver na rua.
Aí a nossa professora pergunta: Mas o
menino corta o tronco da árvore para construir um barco…Ele precisava do barco,
ou era só um desejo?
- Ele queria o barco para passear.
- Mas não precisava.
- E ao cortar o tronco, os passarinhos,
os insetos e outros animais que precisam da árvore já não a vão ter.
- E as árvores não devem ser cortadas…
Então visualizamos este pequeno filme, e
deliramos com o que o menino do filme faz.
E também este, que é uma campanha do “Animal
Planet”, que nos ensina como preservar o meio ambiente, e como melhorar o uso
da energia. Adoramos este filme…Foi o “pagode total”, já vão perceber porquê.
As
nossas conversas não ficaram só por aqui. Analisamos e refletimos sobre o amor
incondicional da árvore ao menino, e do amor que o menino tinha à árvore quando
era pequeno.
No
entanto, o menino cresce, e…
- Deixa a árvore
sozinha
- Só aparece
para pedir coisas
- A árvore ama
sempre o menino
- Dá-lhe tudo
E
o menino o que dá em troca?
- Nada
- Não partilha
nada
Então
o menino quando cresce fica um homem…
- Feio
- Chato (pede
tudo)
-
Egoísta (diz a professora)
- E o que é “egoísta”?
- É aquele não
partilha?
- É verdade…É aquele que quer tudo para
si, e não dá nada aos outros (professora)
- Mas
o menino dá valor à árvore (Zé Guilherme)
E aqui fazemos
referência ao nosso amigo Zé Guilherme, porque ele só está connosco há 8 dias,
e porque a lição que ele tira desta história é um pouco diferente da nossa, ora
vejam:
- Ele dá valor à
árvore, porque a árvore apaixonou-se por ele, e amou-o para sempre. E o menino
ia ver a árvore, e ela dava-lhe sempre coisas. E depois ele sentou-se no seu
tronco a descansar…Deu-lhe valor, porque já estava velhinho e tinha de
descansar!
Afinal, parece que o
menino deu algo em troca “Valor à árvore”.
Entretanto já começamos
a passar para a ação os “projetos”
individuais para a escultura, que como sabem, serão produzidas com materiais recicláveis, e que muitas vezes se encontram no meio da floresta (lixo).
Bom fim de semana!
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