São muitas as atividades que temos ao longo do dia e nunca contamos tudo o que se passa nesta sala. Hoje decidimos falar-vos de materiais com os quais gostamos muito de "trabalhar" e com os quais nos tornamos sujeitos ativos no processo de aprendizagem. Como sabem damos primazia ao currículo centrado na criança, nos seus interesses e necessidades. Consideramos o espaço como o terceiro educador, pelo que este deve ser um espaço de escuta e de provocação.
Os materiais de fim aberto, a mesa de luz, o projetor de slides, são isso mesmo...Provocações. São considerados também como "materiais inteligentes", pelas possibilidades que oferecem de serem criados, (re)criados, unidos, combinados, construidos, (re)construidos, transformados, etc.
Como é possível ver, formamos várias narrativas de diversas descobertas... Alimentamos as nossas aprendizagens com sentimentos e ideias. Brincamos a aprender a (a)prender.
Rubem Alves, sabiamente diz: “Coisa gostosa é brincar! Brinquedos dão alegria: bonecas, pipas, piões, bolas, petecas, balanços, escorregadores... Os brinquedos podem ser feitos com os mais diferentes materiais: madeira, plástico, metal, pano, papel. Mas há brinquedos que são feitos com algo que a gente não pode nem tocar e nem pegar: brinquedos que são feitos com palavras”."
0 comentários:
Enviar um comentário