O ano letivo 2012/2013, não poderia ter terminado, da melhor forma. Os pais dos Triquiteiros, organizaram um pic-nic, no parque da Termas da Cidade de Vizela, ontem, Sábado, dia 6 de Julho.A Triquiteira -Mor, também foi convidada, e agradece o excelente dia que passou com todos. O sábado estava tórrido, assim como o calor humano, que se fez sentir, neste encontro,em jeito de despedida, do ano letivo 2012/13.
Os petiscos foram imensos, as sobremesas deliciosas, e a bebida foi muitaaaaaaaaaaaaaaa. (água, claro!!!) Muito, mas muito calor, mesmo às sombra das árvores, mais que centenárias, deste lindo parque.
A esplanada do Chalé do parque, foi o espaço, que nos serviu o café.
E, nos proporcionou um pequeno concerto, pela orquestra filarmónica de Vizela (mais novos).
Os Triquiteiros, adoraram os momentos passados em conjunto...quer a comer, quer a brincar, quer a jogar à bola, quer a chupar um gelado, para colmatar a sede que tinham, devido aos 41 graus, que se faziam sentir.
Os pais, também convidaram o nosso amigo Hélder Magalhães, que nos brindou com uma nova história. Ainda, sem título, este conto, é a continuação da "Avicella, a Princesa Mais bela", e os Triquiteiros, são os principais protagonistas.
A professora, ficou encarregue de contar a história...o Hélder ficou a observar.
O conto, fala das muitas aprendizagens, que os Triquiteiros, fizeram ao longo do ano, e ao mesmo tempo, coloca-os, no papel de "aventureiros e exploradores", já que a história, se desenrola, paralelamente a estas aprendizagens, explorando-se ao mesmo tempo, a "HISTORIA" de Vizela, e os seus marcos, bem como, se dá à Avicella, o namorado/noivo, que os Triquiteiros tanto pediam.
Levanto aqui, um pouco do véu...deixo aqui, um pouco da história. Esta será, de certeza, uma das histórias a trabalhar no próximo ano letivo, por todas, as razões. Quando fizemos, a avaliação dos projetos trabalhados na sala, a opinião foi unânime. No próximo ano, iríamos continuar a trabalhar o projeto Avicella. Faltou a dramatização da história (que estava planeada, e não conseguimos concretizar), depois, o grupo responsável pelo projeto, continua nesta sala no próximo ano, e, a Avicella, precisava de um noivo. Agora, já o tem...e até casou!!!
"Os
ingredientes estão prontos, meninos? perguntou baixinho a Professora. Sim,
Professora! sussurraram os Triquiteiros. Então, mãos à obra! Começaram por
deitar os pacotes de bicarbonato de sódio e de colorau, na cratera do vulcão,
mexendo muito bem com a colher de pau. Em seguida, verteram a embalagem de
detergente, e, por último, o frasco de vinagre. Aguardaram que a solução
entrasse em erupção, e pela cratera do vulcão jorrasse a desejada lava. Está a
começar a sair, Professora! entusiasmaram-se os Triquiteiros.
Da
boca do vulcão, instalado à porta do balneário principal, um líquido viscoso e
laranja corre abundantemente, colocando em alvoroço os aquistas das Termas de
Vizela. Agora, Triquiteiros! disse, prontamente, a Professora, aproveitando a
confusão, e os Triquiteiros gatinharam em fila na direção da arrecadação. A
maçaneta rodou, a porta abriu-se e, das dobradiças, o ranger fez-se eco pelos
longos corredores. Professora! murmuraram os Triquiteiros, apontando para o
fundo da sala. Quem
são vocês? Como é que me sabiam que estava aqui preso? ofegou o prisioneiro da
arrecadação, assim que o desamordaçaram Inspire fundo, e acalme-se! aconselhou
a Professora, enquanto os Triquiteiros desamarravam os pés e aos mãos ao
ilustre desconhecido. Depois, espreitaram sorrateiramente para o corredor, e,
aproveitando a brecha aberta pela confusão à volta do vulcão, apressaram-se a regressar
ao túnel.Professora,
é esta a saída para a igreja de São João? É essa mesma, meninos! confirmou a
Professora. Assim que alcançaram o último degrau da escada, os Triquiteiros
abriram a porta de madeira que dava acesso à sacristia da igreja, e deixaram
que o até então prisioneiro passasse.Avicella?!
Pedro?! E abraçaram-se no eterno abraço dos enamorados. Os Triquiteiros e a sua
Professora assistiam maravilhados àquele momento, que era o reencontro de
Pedro, um nobre cavaleiro, e da sua noiva Avicella, a princesa mais bela,
depois de o Conde de Vizela ter mandado raptar Pedro, e, dessa forma, obrigar a
Avicella a casar com ele. Au au au! O Oddie está a dar sinal. Alguém vem aí! disse,
preocupada, Avicella. Vou buscá-lo e seguimos pelo túnel, para o Parque das
Termas! rematou Pedro...
... Os
meninos Triquiteiros flanqueavam Pedro, o nobre cavaleiro, como seus fiéis
escudeiros, e as meninas Triquiteiras ladeavam a Avicella, a princesa mais
bela, como suas damas de honor. Entretanto, ouviu-se o ofegante latir do Oddie,
e atrás dele chegavam a Margaria e a avó Maria, que não podiam faltar àquela
solenidade. Os meninos Triquiteiros abriram alas, e as meninas Triquiteiras
entregaram a Avicella ao Pedro. Ambos resplandeceram quando uniram as suas
mãos, e se ajoelharam, para que se cumprisse o simples gesto daquela cerimónia.
Como se o tempo parasse naquele instante, os Triquiteiros elevaram as coroas
feitas de folhas de louro, e colocaram-nas sobre as cabeças de Pedro e da
Avicella, confirmando a aliança entre ambos, para sempre.
Finalmente,
os lábios de Pedro encontraram os da Avicella, e os Triquiteiros bateram palmas
em alegro, propagando a felicidade entre os ramos das árvores e a pele da água
do lago, e os patos e os pavões corresponderam batendo as asas. A avó Maria e a
Margarida, surpreenderam os noivos e os Triquiteiros com bolinhol e chá de
camomila. E, naquele ambiente de partilha, coroou-se a união entre Pedro, o
nobre cavaleiro, e a Avicella, a princesa mais bela."
E, foi assim..., com esta história, (que adoramos) com os Triquiteiros e os Pais, os amigos, que terminamos este ano letivo. Obrigada Hélder Magalhães, por estar tão presente, na vida dos Triquiteiros.
Obrigada Pais, por este, e outros momentos de afeto. Quando a escola e a família, mantêm boas relações, situações como a que se viveu ontem são possíveis, e são facilitadoras de interação, entre duas instituições sociais. Quem fica a ganhar, são as crianças. Este é um envolvimento da família, que consideramos de qualidade, pois o essencial, é a qualidade do tempo que os pais se envolvem na escola e não apenas a quantidade de tempo que eles fazem isso. É o envolvimento saudável, que causa o sucesso, destas relações.
Como refere. Henderson, 1987 "Clima aberto e amistoso, onde são facilitados sem serem forçados, tanto a nível físico e psicológico, o encontro entre pais e professores, são facilitadores da interação"
Boas férias para todos, cheias de Triquiteirices!!!