Triquicibernautas

23/12/2014

A um dia dia de celebrarmos o Natal 2014, ficam aqui os nossos votos de um Santo e Feliz Natal, a todas as famílias dos Triquiteiros, amigos, visitantes e seguidores.


Sintam-se envolvidos num abraço fraterno da Triquiteira-Mor, acompanhado deste bonito poema de Miguel Torga.

"Leio o teu nome
Na página da noite.
Menino Deus. . .
E fico a meditar
No milagre dobrado
de ser Deus e menino.
Em Deus não acredito.
Mas de ti como posso duvidar?
Todos os dias nascem meninos pobres em currais de gado.
Crianças que são ânsias alargadas de horizontes pequenos
Humanas alvoradas. . .
A divindade é o menos."


Feliz Natal!


22/12/2014

Os dias que antecederam a interrupção letiva de Natal foram repletos de atividades que refletem a quadra natalícia.
Mostramos aqui algumas dessas atividades, outras há que não o fizemos, por manifesta falta de tempo da Triquiteira-Mor, e mesmo agora não será possível dar conta de tudo.
Hoje deixamos imagens de como elaboramos os nossos pinheirinhos de Natal, e o resultado final. Quando delineamos no  nosso diário de turma, o que queríamos fazer para o Natal, ficou explicito que gostaríamos de fazer pequenas árvores de Natal, para embelezar o placard da entrada da nossa escola. Depois de uma pequena pesquisa pela internet, metemos mãos à obra. Entre desenhar, contornar, picotar, cortar, pintar com várias técnicas...de tudo houve um pouco. Não faltou também, a relação entre pares, a entreajuda, e claro, boa disposição e vontade de fazer "belas produções". 




E não é que obtivemos mesmo, umas belas produções...Como não somos todos iguais, os nossos pinheirinhos de Natal também não são todos iguais... Alguns assemelham-se, mas é caso para dizer: Não há duas "árvores" iguais em toda a criação!




FELIZ NATAL!

16/12/2014

No final de novembro a nossa professora comprou o livro "Feliz Natal Lobo Mau". Mas, só hoje nos contou esta história, que já tínhamos visto dramatizada pelos pais na nossa festa de Natal.


Mas ouvida com o suporte do livro, e do flanelógrafo é outra coisa.


Convidamos os amigos das outras salas, e em "modo natalício", estivemos todos juntos a "assistir" a esta hora do conto.



A nossa professora foi-nos contando as aventuras do Lobo Mau e do Pai Natal, nesta história que começa com uma pequena discussão na noite de natal entre o pai natal e o lobo mau, em casa da avó da Capuchinho vermelho. O lobo não esperava encontrar lá um senhor um bocadinho velhinho, com umas longas barbas brancas, uma grande barriga redonda e uma roupa de capuchinho vermelho. Depois de uma troca de palavras e de perguntas irritadas, e de uma promessa do lobo para não ser tão mau, o pai natal ofereceu-lhe um presente...Mais não dizemos, porque o melhor é mesmo ler o livro.


A boa disposição, com muitas gargalhadas à mistura, reinou nesta atividade.


 Estas são algumas das páginas do livro desta história...



E este é o flanelógrafo no final da história. Foi uma boa forma de terminarmos o 1º período todos juntos (embora ainda haja mais um dia de atividades).


FELIZ NATAL...

Nota: Muito obrigada à Biblioteca da Fundação Jorge Antunes, pelo empréstimo do flanelógrafo e das imagens.

15/12/2014

A poucos dias do natal, e porque hoje já foi para casa, podemos aqui revelar qual o nosso presente de Natal para a família.
Durante várias semanas, o projeto "A Nossa Família" fez-nos companhia. E como dizíamos aqui na sala, "Natal é igual a Família", o nosso presente de Natal só poderia estar relacionado com este projeto.
Já há algum tempo atrás, assim que começamos a conversar sobre o Natal em grande grupo, as ideias começaram a surgir…Ficou definido em diário de turma, que os meninos mais velhos, elaborariam um livro intitulado “Livro da Família”, e os meninos mais novos, pintariam uma tela com a árvore genealógica.
E foi o que aconteceu. Primeiro falemos do livro. Começamos por em pequeno grupo, fazer o esquema do que levaria o livro. Depois de definido, passamos à ação.
Pedimos aos nossos pais para nos enviarem uma foto da família; fizemos a nossa árvore genealógica; desenhamos o nosso retrato; o retrato dos pais; fizemos uma incursão pelos pintores que já abordamos, e desenhamos a mãe à Frida Kahlo, o pai à Salvador Dali, e ainda o nosso autorretrato à Miró; aprendemos um poema da família; desenhamos um postal de Natal; e tudo isto metemos no livro.




As capas foram feitas com aguarelas e canetas de feltro...




Que colamos em cartão grosso...



E como é que foi cozido o livro? Pois...Agora também já podemos desvendar o que é o nosso amigo escritor Hélder Magalhães, esteve aqui a fazer connosco, na "Oficina de Costura de Livros", ou seja, esteve a ensinar-nos como se cozia um livro à mão.


O resultado é este…


Falemos agora da tela com a árvore genealógica… Em casa com os nossos pais elaboramos a nossa árvore genealógica, que trouxemos para a escola.

Assim, depois da leitura da nossa árvore, da nossa família, foi mais fácil elaborar esta tela.Pintamos a tela ao nosso gosto, carimbamos o nosso braço e mãos para formar a árvore.

Desenhamos os elementos da nossa família, pais, irmãos e avós, e colamos na árvore.

Ficaram assim, por exemplo!

Como referimos em cima, estes presentes já foram hoje para casa. Foram dentro de uns sacos decorados por nós, e levavam também uma mensagem especial. Desta mensagem falaremos noutro post.

Por agora esperamos que estes presentes, tenham sido bem acarinhados em casa, e sejam expostos no recanto de "Natal caseiro", bem como a palavra NATAL seja uma constante nos corações de todos. É que nós fizemos isto com muito carinho, e ficamos muito felizes com estas produções.
Feliz Natal!

14/12/2014

Foi na sexta-feira ao inicio da noite que se realizou a festa de natal do JI de S. João. E foi com muita emoção, e boa disposição que começamos esta festa a cantar canções natalícias.



Há algum tempo atrás lançamos o repto à Filarmónica de Vizela, para se juntarem a nós na concretização de um pequeno concerto de Natal. A Sociedade Filarmónica aceitou, e o resultado é por exemplo esta "Glória, Glória"...
Ou esta  "Noite Feliz"...

Houve ainda outras canções, mas não podíamos colocar aqui todas.

Depois deste concerto de Natal, um grupo de pais presenteou-nos com a dramatização da história “Feliz Natal Lobo Mau”, da autora de O Cuquedo (Clara Cunha).


A história começa com uma pequena discussão na noite de natal entre o pai natal e o lobo mau, em casa da avó da capuchinho vermelho. O lobo não esperava encontrar lá "um senhor um bocadinho velhinho, com umas longas barbas brancas, uma grande barriga redonda e uma roupa de capuchinho vermelho. Depois de uma troca de palavras e de perguntas irritadas, e de uma promessa do lobo para não ser tão mau, o pai natal ofereceu-lhe um presente.


Nós deliramos com esta dramatização…Foi muito divertido. Rimos, rimos…


 Dançamos...Dançamos!!!

Posamos para as fotografias...



E no final fomos brindados com o Pai Natal. Foi uma festa muito bonita!



FELIZ NATAL!

Nota: Esta reportagem só foi possível com a ajuda de alguns pais desta sala, que prontamente responderam ao nosso pedido, enviando fotos  e vídeos. Muito obrigada...São fantásticos!

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.