Os grupos de trabalho do "Deserto do Sara" e do "Deserto Rochoso", já deitaram mãos á obra. Começaram por procurar no globo e no atlas a localização dos respectivos desertos.
O Deserto do Sara fica em África e o Deserto Rochoso (que estão a pesquisar) na América.
De seguida pesquisaram na internet e em livros tudo o que dizia respeito aos animais e plantas de cada deserto, recortaram colaram e identificaram o que tinham trabalhado em cartazes para depois apresentarem.
Com o trabalho concluido chegou a altura da apresentação: O grupo que pesquisou sobre o Deserto do Sara explicou que este é o maior deserto do mundo. Praticamente nunca chove, mas que há animais que são capazes de viver sem beber uma única gota de água durante 10 dias como o Dromedário (que é parecido com o Camelo, mas que só tem uma bossa e as patas maiores que o Camelo). Também tem um animal que se parece com a raposa e que se chama FENECO - é muito útil pois caça cobras e escorpiões. Os homens do deserto tratam-no como um animal doméstico. Além disso este deserto tem plantas como por ex. as palmeiras.
O grupo que trabalhou o Deserto Rochoso, transmitiu que este é uma região muito grande da América com paisagens estranhas onde crescem grandes cactos e imensos rochedos cor-de-laranja. Lá habitam o Coiote que parce um Lobo, a Lebre do deserto, o Bufo-real e a "Papa-léguas"
Isto é ensino-aprendizagem. As crianças estão a ser escutadas, a participarem na construção do seu próprio conhecimento.