Triquicibernautas

28/02/2014

Em dia de festejar o carnaval na escola, dia de brincadeira e folia, viemos assim fantasiados. De princesas, a dinossauros, passando pela Minie e Mickey, houve de tudo um pouco!









Estava previsto um desfile pelas ruas circundantes à escola, em articulação com a Eb Enxertos, mas o tempo instável que se fazia sentir, com alguma chuva a cair, levou-nos a tomar a decisão de ficar na nossa escola, e brincar ao carnaval com os colegas das outras salas. No entanto, quando nos preparávamos para a festa conjunta, fomos surpreendidos pelos colegas dos Enxertos, que decidiram arriscar, saindo à rua, e fazendo-nos uma visita, visita essa que durou poucos minutos, porque a chuva começou novamente a "chatear". Obrigada pela visita.


 Nós gostamos de vos ver!

Depois foi tempo de numa passadeira improvisada, fazermos um desfile de moda carnavalesco.




Foi assim...a manhã possível. E agora, dando voz à nossa professora, ela quer dizer o seguinte:

- Respondendo novamente a algumas mães dos Triquiteiros, e a outras que possam ter a mesma questão, pelo facto de ser o único adulto não fantasiado, afirmo que não gosto do carnaval, não gosto de me fantasiar, respeito quem o faz, mas não me apetece fazê-lo. E não fui questionada por nenhum dos Triquiteiros, pelo facto de não estar fantasiada. Divertimo-nos da mesma forma, ou seja, brincamos juntos, como todos os dias. 
Boa interrupção de carnaval!


27/02/2014

Brincar com padrões é usual na nossa sala de atividades, o que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico. 

Ao estarmos envolvidos na focalização regular de repetições de cores, sons, quantidades e outros, estamos a conhecer relações e a estabelecer ligações acerca do que nos rodeia, pelo que o "brincar" com padrões é crucial na resolução de problemas, bem como é uma excelente forma de trabalhar a matemática e o desenvolvimento algébrico.
Hoje trazemos uma atividade de padrões que surgiu após a leitura e exploração oral da história "Arlequim" - aqui :http://historiasparapre.blogspot.pt/2014/02/arlequim.html
A personagem "Arlequim" vestia um fato de Carnaval aos losangos (que a Margarida tão bem exemplifica no quadro),
que obedecia a padrões geométricos, ou não tivesse ele sido confecionado com bocadinho de tecidos que os amigos partilharam com ele.
E nós decidimos partilhar convosco os padrões que decidimos elaborar em tapeçaria, com quatro das cores existentes no fato do "Arlequim", que padronizamos à maneira de cada um de nós, em "tricotices como a avó Maria", segundo a Gabriela!







 E que se está a transformar numa bela tela padronizada!


Como diz Devlin (2002) "No jardim de infância as crianças devem ser incentivadas a reconhecer, descrever,continuar,completar a inventar padrões."


26/02/2014

Continuando na "saga" da visualização e observação das obras de Miró, onde identificamos elementos gráficos simples, como a linha, o ponto, as formas geométricas, o quadro "A máscara"...
permitiu-nos desconstruir estes elementos, e reconstruir o que esta  pintura nos transmite, nas nossas máscaras de carnaval. Esta vontade ficou definida logo no inicio do nosso projeto "Miró", e já há algum tempo que vimos trabalhando nelas.
Começamos por decidir em grande grupo, que cada um de nós poderia fazer a máscara de carnaval como quisesse. No entanto, todos manifestaram a vontade de fazer máscaras em 3D, e pintadas "à maneira" de Miró. 
Metemos mãos à obra, obra esta que foi "executada" em várias fases. Primeiro, rasgamos folhas de jornal às tirinhas, colamos em balões, e quando secaram abrimos os balões a meio, o que deu duas máscaras. Implicitamente a matemática esteve envolvida, bem como a transversalidade de todas as áreas de conteúdo. Posteriormente pintamos ao nosso gosto, com aquelas que nós consideramos ser as "cores de Miró", e deixamos a secar novamente, como podem visualizar no pequeno vídeo que aqui deixamos.


O que resultou nisto! 



Em conversa de grande grupo, e em jeito de auto avaliação foi referido por nós, que Miró está muito próximo das nossas possibilidades criativas. Até parece CRIANÇA.  E não é que Miró diz : "Levei uma vida inteira para conseguir pintar como uma criança."!

25/02/2014

Hoje para variar, a chuva dez-nos companhia. No entanto, não tirou a boa disposição à Isabel que festejou o quarto aniversário.
Como presente de aniversário da professora, (a moda mais recente cá do sitio), teve uma sessão fotográfica.


De tarde festejou com os amigos ao redor da mesa grande, com um bolo de chocolate feito pela mãe, e decorado com pintarolas que a Isabel ajudou a colocar!


Cantamos os parabéns e a Isabel apagou a vela com o número correspondente ao aniversário!


Atiramos 4 foguetes!


 E comemos o bolo todo...repetimos 3 vezes! Estava uma delicia. Não sobrou nadica de nadica.Obrigada mãe Paula Cristina! 


Ainda tivemos a visita do nosso amigo Hélder Magalhães. Só que desta vez esquecemo-nos  da fotografia. Mas o importante foi a presença.

Feliz aniversário Isabel!!!


QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.