Triquicibernautas

30/11/2015

Estamos a aproximar-nos do Natal a passos largos e as atividades em conjunto com outras escolas têm sido bastantes, mas o nosso projeto de sala, ou seja, aquele que estamos a vivenciar no momento “No tempo dos meus pais e avós” não tem ficado descurado. Continuamos avivando as memórias dos nossos pais e desta vez estivemos a ler as respostas do avô e da mãe do Diogo...
 Da mãe do Afonso M.
 Da mãe da Isis...
 Dos pais da Maria Beatriz...
 E da mãe do Rafael!
 E mais uma vez todos estes pais têm em comum, a vivência de uma infância feliz, brincavam na rua, no monte, sem preocupações jogavam ao esconde-esconde, à macaca, à cabra-cega, saltavam à corada, jogavam à bola, ao pião, ao botão etc.  Comiam guloseimas apenas no Natal e na Páscoa. 
Na televisão viam desenhos animados como por ex: "Dartacan e os 3 mosqueteiros"; "Dragon Ball"; "Navegante da Lua"; "Cinderela"; "Popey"; "Heidi"; "Sitio do Pica-Pau Amarelo"; "Candy Candy" e "Bel e Sebastião"
Têm ainda em comum o pinheiro de Natal que era um pinheiro do monte com luzinhas, o presépio, o sapatinho, as roupas novas e chocolates que recebiam como presentes e ainda o brinquedo que tanto pediam.
Já o avô do Diogo refere que a melhor recordação de Natal que tem era "Quando colocava os sapatos ou botas junto da chaminé, e ficava na expectativa de ver o presente que teria.Queria muito ter uma bola de borracha". 
Diz ainda que o "Natal é hoje muito diferente. Há uma diferença abismal do meu Natal do tempo de criança".
Por outro lado, continuamos a receber "material antigo". A Mimi, trouxe mais brinquedos. Segundo ela: "Fui a Braga no fim de semana, e trouxe uma boneca da minha avó Ana, com uma roupa do meu pai...Também trouxe esta camioneta e estes carrinhos que eram do meu pai"
 A nossa exposição começa a crescer!
Como dizíamos em cima, o Natal aproxima-se rapidamente e nós já o estamos a prepara aqui na sala...Há tanta coisa a fazer, pelo que já andamos muito atarefados!




Depois mostramos ao pormenor o que andamos a fazer!
A manhã de sexta-feira (dia 27 nov.) foi passada em articulação com a turma D e o 1º ano (professora Elsa) da EB Joaquim Pinto.
À semelhança do que aconteceu com a turma da EB Enxertos, recebemos todos com a história "João e o feijoeiro Mágico", com suporte a tapete de histórias.


Mesmo conhecendo a história, estivemos muito interessados e atentos!

Depois da história e porque o 1º ano da EB Joaquim Pinto não tinha muito tempo por causa do transporte, foi tempo de lanchar em conjunto...Para estes 3 antigos Triquiteiros foi o regresso ao aconchego!
Mas ainda houve tempo para uns minutos de recreio ao ar livre...  E voltou a acontecer...Laços e afetos que não se esquecem!


Foi por pouco tempo, mas foi muito bom ter-vos cá!

Como já referimos aquando da articulação com a EB Enxertos, consideramos que a articulação entre estes dois ciclos é fundamental…E é fundamental a cooperação entre os profissionais de ambos os níveis educativos, pois o processo de transição da criança deverá ser “(…) uma passagem harmoniosa na e pela instituição” (Roldão, 2008, citado por Bravo, 2010: 17)
Caso para dizer: “Os saberes atuais só têm sentido se estiverem articulados com os anteriores e perspetivarem os posteriores” (Aniceto, 2010: 72).

26/11/2015

Por aqui, entre atividades de articulação com o 1º ciclo, e a biblioteca, o projeto “No tempo dos meus pais e avós”, continua a dar frutos.
Continuamos avivando as memórias dos nossos pais e desta vez, estivemos a ler as respostas da mãe do Eduardo...
Do pai da Inês... 
 Da mãe do Afonso C.
 Da mãe da Helena...
 Da mãe da Laura...
  E da mãe da Maria Leonor.
E todas estas mães e pai têm em comum, a vivência de uma infância feliz, brincavam na rua, no monte, sem preocupações jogavam ao esconde-esconde, à macaca, à cabra-cega, saltavam à corada, jogavam à bola, ao pião, ao botão etc. Viam desenhos animados na televisão. Comiam guloseimas apenas no Natal e na Páscoa. A Mãe da Maria Leonor refere que brincava com terra e pedrinhas.
Têm ainda em comum o pinheiro de Natal que era um pinheiro do monte com luzinhas, o presépio, o sapatinho, as roupas novas e chocolates que recebiam como presentes e ainda o brinquedo que tanto pediam.
Por outro lado, continuamos a receber "material antigo". O Afonso S. trouxe brinquedos de madeira da mãe.

A Mimi, trouxe trouxe um desenho da mãe, feito na "escola primária" que tem como tema o S. Martinho!
                          
O Afonso F. trouxe fotos da família, a preto e branco e ainda negativos de fotos, que observamos com muita atenção.



E também já preparamos o nosso NATAL....É que daqui a três semanas, já estamos de interrupção letiva.

Amanhã continuamos!
Hoje de manhã recebemos o "A caminho da Fantasia", atividade da Biblioteca do Agrupamento em parceria com a Fundação Jorge Antunes, e que passa duas vezes por trimestre pelas nossas escolas. Trouxeram-nos a história "Onde Vivem Os Monstros".

Sendak é autor do livro Onde Vivem os Monstros, que conta a história do pequeno Max. Na noite em que Max vestiu o seu fato de lobo e começou a fazer travessuras a torto e a direito, a mãe chamou-lhe - Monstro!
"E Max respondeu-lhe: - Vou-te Comer!
Então ela mandou-o para a cama sem jantar. Naquela mesma noite, no quarto de Max pensou numa floresta que cresceu…." No lugar de passar a noite embirrado, o menino aproveitou o tempo sozinho para criar a sua própria aventura. "E um oceano surgiu ondulante com um barquinho só para Max, e ele navegou noite e dia…
 e o fizeram rei dos monstros... Max, o rei de todos os monstros, ficou sozinho com vontade de estar em algum lugar onde alguém gostasse dele de verdade…Entrou no barquinho que era só dele e disse adeus."
Nós estivemos muito atentos e interagimos bastante com a Professora Sandra, Professora Elsa e a contadora de histórias Sara.


Fizemos de monstros...
Dançamos e cantamos...
Houve muitos abraços...
 E muita alegria!

Despedimo-nos com um até breve...Até janeiro!

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.