Triquicibernautas

30/05/2014

O ano letivo aproxima-se rapidamente do fim, e as atividades em que estamos envolvidos são muitas, e é lógico que andamos muito atarefados. Mas, mesmo assim, os últimos dias têm sido passados entre brincadeiras (como sempre) que nos ajudam a crescer!


A elaborar com muito cuidado o "Livro de Finalistas", ou seja, o livro de recordações que os finalistas Triquiteiros recebem na festa de final de ano, em jeito de despedida do Jardim de Infância.


A terminar os adereços das nossas "fatiotas" para o desfile de "Vizela Romana", que é já na próxima sexta-feira!


A preparar a nossa presença em palco na feira do livro de Vizela, no próximo domingo, dia Mundial da Criança, para a entrega dos prémios das Curtas Poéticas!


A fazer sessões fotográficas para embelezar do "Livro dos finalistas"... Até que fizemos umas belas fotos!!!


 E hoje, aproveitamos durante muito tempo o espaço exterior. É que o sol decidiu visitar-nos em pleno!


Bom fim de semana, e um excelente dia da criança. Nós vamos estar todos juntos aqui na Feira do livro de Vizela! Até lá!

29/05/2014

Em articulação com todos os jardins de infância do agrupamento, em jeito de comemoração do dia Mundial da Criança, fomos ontem de manhã ao cinema, no fórum Vizela.(mas só hoje a nossa professora conseguiu colocar aqui a noticia...anda cheia de trabalho avaliativo e com muitas reuniões pelo meio...além disso anda adoentada).
 Estivemos muito atentos e também divertidos a assistir ao filme "Marretas procuram-se"da Disney.


Adoramos as aventuras do sapo Cocas e dos seus amigos, assim como, achamos muita graça ao final do filme - Casamento do Cocas e da Piggy, que nos fez logo lembrar o casamento da Avicella com o Pedro.
Regressamos à  escola muito satisfeitos...até porque tínhamos outra surpresa!

E assim foi! A nossa professora comprou-nos um tablet para a sala, também em jeito de presente do dia Mundial da Criança. A tarde, foi então passada na descoberta deste novo dispositivo TIC. Aqui, a única novidade foi o tablet na sala, porque quanto ao resto...ou seja, quanto à forma como este funciona, nós sabemos muito bem. Somos uns craques. Até estivemos a ajudar a professora a perceber como funcionam os jogos.
Ainda não conseguimos que todos explorassem este presente, porque somos muitos e tivemos pouco tempo. Continuamos depois!

27/05/2014

A AIREV é a única instituição que desde 2002 presta apoio a pessoas com deficiência mental grave e profunda no concelho de Vizela, e tem como missão promover a melhoria contínua destas pessoas, dando uma resposta integral desde o nascimento até ao final das suas vidas.
O projeto “Dá cor às tuas ideias” tem como objetivo sensibilizar a comunidade educativa, mais concretamente incentivar cidadãos ou organizações ligadas à arte, a criar uma obra de arte (pintar um quadro, por exemplo, ou outra obra) associado á deficiência, assim como uma frase alusiva à visão que os autores têm sobre a deficiência.
Decidimos responder a esse repto lançado pela AIREV e em primeiro lugar conversamos em grande grupo sobre a “pessoa portadora de deficiência”; visualizamos filmes sobre o assunto; descodificamos os símbolos da deficiência e percebemos que mesmo sendo diferentes, somos iguais.
Percebemos ainda quais os cuidados a ter com estas pessoas e o quanto elas são importantes para as suas famílias, como nos relatou a mãe da Lara Filipe, quando nos veio falar sobre a “particularidade da Bruna”, e de como ela é querida pela irmã e pais.
Em segundo lugar, e como decidimos fazer uma tela, conversamos sobre os vários pintores que já conhecemos, sobre as suas obras, e a escolha desta vez, caiu em Klimt e na “Árvore da Vida”. É que segundo nós “As pessoas diferentes também têm direito a viver e a ter uma boa vida”.
A leitura que muitos críticos de arte fazem desta obra, é de que as espirais representam a grande árvore da vida. Nada melhor do que nela estarmos todos representados.
A Lara Maria deitou mãos à obra e desenhou a lápis de carvão a árvore.
Depois todos pintamos um pouco da árvore, mesmo que não apareça a nossa foto (é que nem sempre a professora tinha a máquina com ela), e isto ajudou-nos a perceber que um trabalho coletivo é a soma de cada um, num todo.
Fomos dando forma e cor árvoreColamos os símbolos de “Deficiência” na tela com a técnica do guardanapo, pendurados nos ramos em espiral, como que simbolizando projetos de vida diferentes mas iguais, em união com todos.


O projeto que teve inicio no dia 22 de Abril, termina agora com a recolha das “obras de arte” pelas turmas inscritas. Todas as obras de arte serão leiloadas no XIII Jantar Anual de Solidariedade da AIREV, a realizar no dia 4 de julho de 2014.
Esta é a nossa, e podemos afirmar com toda a certeza, de que da "maneira plástica-arte" e reflexiva que fizemos em conjunto sobre esta temática, ficamos mais enriquecidos…é que “Na árvore da vida cabemos todos”.



26/05/2014

Para responsabilizar a nossa família na escovagem diária dos dentes em casa, e para nós adquirirmos com mais facilidade esse hábito, introduzimos em outubro passado uma "ficha de registo diário de escovagem de dentes em casa", que levamos no inicio de cada mês para casa, e devolvemos à escola no final do mês, para se fazer uma avaliação conjunta, como referimos Aqui. No entanto, temos contrastado que nos dois últimos meses, muitos dos registos têm vindo com muitos "vermelhos". Então, nada melhor que fazer uma experiência para vermos o que acontece aos nossos dentes quando não os lavamos. Ou seja, para percebermos melhor como é que a pasta de dentes / flúor protegem os nossos dentes das cáries.
Usamos dois ovos previamente cozidos ( cuja casca é dura, parecida com o esmalte do dente), pasta de dentes, vinagre e dois copos transparentes.

Primeiro colocamos pasta de dentes a envolver um dos ovos por completo; ao outro não fizemos nada;
Depois enchemos até meio os dois copos com vinagre;
Num deles colocamos o ovo normal ( a fingir de dente não lavado…)
No outro colocamos o dente “barrado” de pasta dentífrica ( faz de conta que era um dente lavado…)
Deixamos ficar até ao dia seguinte, na área das experiências...
… Entretanto, fomos levantando hipóteses sobre  o que iria acontecer e a opinião que reuniu maior consenso foi esta:
 - "O ovo sem pasta dos dentes vai ficar escuro, como ficam os dentes que não se lavam e o outro vai ficar branquinho!"
No dia seguinte, observamos que o ovo (dente) dentro do copo com vinagre estava escuro, além disso cheirava mal, e tinha uma película escura por cima. O outro ovo (dente) com a pasta dentrifica estava igual limpinho.

Ao retiramos  os ovos “dentes” do vinagre e reparamos noutro aspecto:
 - O esmalte ( casca ) do primeiro ovo (dente)  desapareceu por completo; ficou apenas a pele branca que cobre a clara e a GEMA.

O esmalte ( casca ) do segundo ovo ( dente ) continuava castanho e duro.

Assim, com esta experiência, concluímos que a pasta dos dentes/ flúor ajuda a proteger os dentes do ácido da boca e assim eles ficam "mais fortes e duros, não molinhos e fracos como os dentes que não são lavados." Por isso já sabemos que, para ter dentes fortes e saudáveis, precisamos cuidar deles, lavando-os pelo menos duas vezes por dia!
Vamos lá ver se agora os registos vêm todos com a cor verde em força!
Além disto tudo, esta atividade de ciência experimental, foi contextualizada a partir de uma situação vivida por todos (os dentes não lavados), e levou-nos a questionar, a formular hipóteses, a observar e tirar conclusões sobre este "fenómeno".
À semelhança do que aconteceu na semana passada, aquando da visita dos quatro Triquiteiros à EB Joaquim Pinto, esta sexta-feira foi a vez de outros seis finalistas (a Ana Margarida estava doente) visitarem aquela que irá ser a nossa nova escola durante os próximos quatro anos - Centro Escolar S. João/ EB Enxertos.

Fomos acompanhados pelos amigos(as) das outras salas, e chegados lá, receberam-nos os amigos do primeiro ano da turma da professora Manuela

Tinham para nos apresentar a história da "Carochinha" em teatro mimado. Nós estivemos muito atentos à dramatização.


No final da dramatização, os meninos e meninas do 1º ano escolheram-nos como pares, para nos mostrarem as instalações. Foi muito bonito vermos que o Francisco não esqueceu o seu grande amigo...o Martim, e lhe deu logo a mão.



Na sala do 1º ano, sentamo-nos ao pé nosso par, vimos os cadernos, livros e o outro material escolar dos nossos amigos.
Lanchamos e brincamos no exterior em conjunto!


Ainda houve um tempinho para visitarmos a sala do J.I. dos Enxertos e confraternizar com os mais pequeninos.

A manhã foi pequena para tantas novidades. Além de conhecer a escola, conhecemos também aquela que em principio vai ser a nossa nova professora, e percebemos que afinal, isto da "primária" até parece interessante. Gostamos muito de ter cá estado.
Então até Setembro escola dos Enxertos!


QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.