"Quem se rende à tentação do ninho, jamais aprende a voar;
Quem não se aventura pelos mares, verá o casco de seu barco apodrecer em pleno cais; Quem não ousar na vida profissional, ficará superado porque não foi capaz de dialogar com as mudanças que o tempo ofereceu. A ousadia de ser mestre, mediador, professor está nas nossas mãos" – Werneck
Nas semanas que antecederam o inicio da interrupção letiva de Natal, estivemos (entre muitas outras coisas) a elaborar os nossos presentes natalícios para a família. Criamos para o efeito, uma oficina de Natal, com vários materiais da nossa área de projetos e em tempo de trabalho autónomo, fomos criando esses presentes.
Antes de iniciarmos, vimos na Internet várias ideias e depois (re)criamos ao nosso jeito, de acordo com a vontade de cada um de nós.
Eis alguns exemplos...
A juntar a estes "presentes", também fizemos postais de Natal. Nada mais, nada menos de que desenhos de Natal, que transformamos em postais.
Todas estas atividades, estiveram também ligadas ao nosso projeto eTwinning " Children all around the world and Christmas traditions".
A nossa festa de natal, foi no passado dia 15 de dezembro, em conjunto com todo o Centro Escolar de S. João/Enxertos.
O tema da festa foi o natal pelo mundo. Nós escolhemos passar por Inglaterra, para sabermos mais um pouco sobre esta data festiva. Ficamos então a saber, que é tradição de natal, os Londrinos, assistirem ao bailado do "Quebra Nozes", no London Coliseum, na ante-véspera de Natal.
Então, decidimos coreografar a "Marcha de Tchaikovsky", que faz parte deste bailado. Vestimo-nos a preceito e enquanto estávamos à espera pela nossa entrada em palco, a boa disposição estava estampada nos nossos rostos.
E a boa disposição, alegria, felicidade, continuou com a entrada em palco.
Alguns de nós são muito pequeninos e fizemos aquilo que conseguimos fazer. O mais importante, foi estarmos bastante felizes.
E continuamos felizes, a assistir ao resto da festa.
Chegaram-nos sons da Rússia, do Brasil e do Hawai. Parabéns a todos, pois estavam muito bonitos e estiveram muito bem em palco.
De seguida, a festa passou por Portugal e tivemos uma Opereta Natalícia... Desde o Coro, a pinheiros, bolas, de tudo houve um pouco.
E o final da festa, foi assim...
Mas antes de nos irmos embora, tivemos direito a um lanchinho, oferecido pela Associação de Pais, à qual agradecemos.
Nota: Agradecemos a todos os pais a dedicação que tiveram, especialmente à Mãe Andreia Barbosa, pela oferta dos tecidos e à Mãe Susana Graça, pelo trabalho que teve em arranjar confecionistas para a nossa roupa. Bem Hajam! Feliz Natal a todos.
Hoje tivemos um dia especial... Começamos com preparativos para a nossa festa de natal que é no dia 15...
Depois houve um almoço de natal, com arroz de açafrão e amêndoa laminada, acompanho de peru assado. A sobremesa foi bolo rei e aletria. Estava tudo uma delicia...
Logo a seguir, tivemos a vista do Pai Natal... E foi uma animação, menos para uma Triquiteira... Mas resolvemos o problema.
E o Pai natal, deu "Presentes aos meninos que se portam muito bem e aos marotos também".
O Pai Natal, também deu um presente à Professora, à Cristina e à Professora Raquel. Nós fomos os seus ajudantes...Querem ver?
Parece que este presente vai ser um problema para a professora...É que parece que ela gosta muito de chocolate, mas precisa de emagrecer... (segundo nós).
Quando o Pai Natal veio à nossa sala, depois de entregar os presentes a todos os meninos da escola, os nossos amigos mais novos já estavam a dormir a sesta e só nós é que tiramos uma fotografia com o Pai Natal ...
Perguntamos pelas renas e o Pai Natal disse que estavam estacionadas logo ali ao lado do supermercado Vilela... Ainda quisemos ver, mas estava a chover tanto...
Mais tarde e como hoje não tínhamos o ginásio para nós, estivemos a desfrutar do presente de natal da nossa professora... Um para-quedas gigante.
Mais um dia super feliz!
Obrigada à Associação de Pais, por nos proporcionar momentos felizes.
Hoje continuamos (entre outras atividades autónomas) a passar pela nossa oficina de natal...É que estamos quase, quase, a entrar em interrupção letiva do natal.
Mas também estivemos a fazer uma nova experiência sensorial. O ano passado e no inicio deste ano, fizemos "potes da calma"...Desta vez, estivemos a fazer uma árvore de natal sensorial, numa garrafa verde, muito semelhante aos "potes da calma".
Precisamos de água, e aproveitamos para medir. Para isso, colocamos um funil na garrafa e percebemos que precisávamos de 3 copos de água, para encher a garrafa.
Depois acrescentamos gliter com cola, pompons natalícios e purpurina verde.
Por fim, a L. desenhou uma estrela e o DR, cortou-a.