As semanas que antecederam o Natal foram de grande azáfama para os "Triquiteiros", no que concerne à construção do portfolio de cada um.
Como diz Grubb e Courtney o "Portfolio é considerado como uma estratégia de avaliação alternativa ajustada a crianças do Jardim de Infância com a possibilidade de visualizar as múlpiplas fontes de evidência e documentar o processo de aprendizagem da criança." Assim, cada um escolheu os trabalhos que mais gostavam e aqueles em que as evidências demonstravam os esforços, progressos e realizações de cada um ao longo deste primeiro período. As evidências e informações, estão organizadas por áreas de conteúdo, datadas e colocadas por sequência temporal, de forma a que quer a criança, quer a Educadora ao revisitarem o portfolio possam em conjunto reflectir de forma sistemática e continua sobre os processos de ensino-aprendizagem e identificarem e planearem as etapas seguintes deste processo.
Ao construir o portfolio a criança toma conta das suas aprendizagens e encoraja e desenvolve a a auto-avaliação, através de comentários sobre as amostras de trabalho, registo de entrevistas (onde a educadora pode verificar se a criança está a ter participação na sua própria aprendizagem; se tem consciência do seu próprio trabalho; se os projectos que se estão a desenvolver são realmente do interesse deles e se participam activamente na construção dos mesmos...etc.).
Ao avaliarem as áreas planificadas por eles, além de tomarem consciência daquilo que têm que mudar, também dão à Educadora o feedback de se estas áreas são verdadeiros centros de aprendizagem e se reflectem os conteúdos das orientações curriculares.
E ao avaliarem nas "grelhas de verificação", que são lidas pela educadora em voz alta (acompanhadas de imagens que eles conhecem) estão a ser encorajados na auto-reflexão na auto-análise, e assim, a avaliação vai ao encontro dos beneficios de cada criança.
No dia da entrega de avaliação aos Encarregados de Educação, estes além de terem sido esclarecidos sobre toda esta prática de avaliação na turma A, levaram com eles para casa os portfolios com os trabalhos e as auto-avaliações. Espero, no inicio do 2º período o retorno dos mesmos, com os comentários das familias, para que possa haver uma verdadeira troca de saberes, ao promover a participação de cada familia nas estratégias da referida avaliação.