E nada melhor do que começar o dia 21 de março, dando as boas vindas à primavera e ao dia da floresta, com a música "Allegro" de Vivaldi.
Coloquei o primeiro movimento de a "Primavera", e propus aos Triquiteiros que ouvissem atentamente a música.
Depois, informei que a música se chamava a "Primavera" e o compositor se chamava Vivaldi (por agora esta informação chegava). De seguida, perguntei se eram capazes de descobrir quais os instrumentos que estavam a ser utilizados na música. É claro, que depois de terem trabalhado o "Carnaval dos animais", já o conseguem fazer. Rapidamente identificaram o violino, o violoncelo e a viola.
Coloquei a música novamente e conferiram de novo a instrumentação. O exercício seguinte foi, o de pintarem e desenharem a Primavera (da forma como cada um a via e sentia) ao som da música. Na mesa, ou no chão, com os materiais necessários, deitaram mãos à obra, e durante três dias foi este o ambiente "Triquiteirista".
E saíram estas produções.
Gostaram tanto do som, que durante os últimos dias, só se ouviu "Primavera" na sala. Agora, já sabem que Vivaldi tem como primeiro nome António ( o Bernardo já comunicou ao grupo que esteve a falar com a mãe sobre este compositor) e que foi padre (eu já lhes adiantei esta referência). Mas, o Bernardo já pediu o seguinte: "Professora, posso trabalhar o Vivaldi? É que eu gostei muito e acho que ele é irmão do Mozart, porque são parecidos."
Será que são irmãos? Vamos lá ver o que vai o Bernardo descobrir e quem vai trabalhar este projeto com ele.